Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Um ano após primeiro lockdown, Reino Unido lamenta mortos da Covid-19

Placeholder - loading - Velas são acesas na catedral de Blackburn para marcar um ano do primeiro lockdown contra a Covid-19 no Reino Unido 23/03/2021 REUTERS/Molly Darlington
Velas são acesas na catedral de Blackburn para marcar um ano do primeiro lockdown contra a Covid-19 no Reino Unido 23/03/2021 REUTERS/Molly Darlington

Publicada em  

Por Estelle Shirbon

LONDRES (Reuters) - Exatamente um ano depois de terem recebido ordens de ficar em casa para conter a disseminação da Covid-19, os britânicos lembrarão as mais de 126 mil pessoas que perderam a vida para o vírus, um número que poucos teriam imaginado em março de 2020.

As pessoas estão sendo convidadas a observar um minuto de silêncio ao meio-dia para homenagear os mortos e a ficarem nas entradas das casas às 20h segurando velas ou tochas.

Dados oficiais mostram que, no dia 23 de março de 2020, quando o primeiro-ministro, Boris Johnson, chocou a nação ordenando que as pessoas ficassem em casa e fechando a maior parte da economia, menos de mil britânicos haviam sucumbido ao novo coronavírus.

Agora, o número de pessoas que se sabe terem morrido no Reino Unido até 28 dias depois de serem diagnosticadas com Covid-19 é de 126.172 – o maior da Europa e o quinto maior do mundo.

Seis milhões de pessoas perderam entes queridos, de acordo com a instituição de caridade de cuidados paliativos Marie Curie, que está organizando vários dos eventos desta terça-feira.

O último ano levou muitas pessoas ao limite e além com seus lockdowns recorrentes, a separação forçada de familiares e amigos, meses de aulas em casa para milhões de crianças e setores inteiros parados e lutando pela sobrevivência.

Embora a nação como um todo compartilhe estas agruras, o foco desta terça-feira está nos que não sobreviveram e nos que ficaram para trás.

'Os últimos 12 meses cobraram um preço alto de todos nós, e ofereço minhas condolências sinceras àqueles que perderam entes queridos', disse Johnson, que também ficou seriamente doente de Covid-19 em abril de 2020 e passou três noites em uma unidade de tratamento intensivo.

'Hoje, o aniversário do primeiro lockdown, é uma oportunidade para refletir sobre o ano passado – um dos mais difíceis da história do nosso país', disse ele em um comunicado.

De noite, locais de destaque de todo o Reino Unido, do London Eye, Trafalgar Square e o Estádio Wembley ao Castelo de Cardiff e a prefeitura de Belfast, ficarão iluminados com luzes amarelas como símbolo de esperança e apoio aos enlutados.

'Vamos passar um momento juntos para lembrar aqueles que se perderam, para agradecer por suas vidas e para reconhecer a dor inexprimível da partida', disse o príncipe Charles, o herdeiro do trono, em uma mensagem de vídeo.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. um ano apos primeiro lockdown …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.