Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

União Africana suspende Níger por golpe

União Africana suspende Níger por golpe

Reuters

22/08/2023

Placeholder - loading - General Abdourahmane Tiani em Niamei  28/7/2023   REUTERS/Balima Boureima
General Abdourahmane Tiani em Niamei 28/7/2023 REUTERS/Balima Boureima

JOHANESBURGO (Reuters) - A União Africana (UA) suspendeu o Níger de todas as suas atividades após o golpe militar e disse a seus membros para evitar qualquer ação que possa legitimar a junta.

O golpe do mês passado causou alarme entre os aliados ocidentais e os Estados democráticos africanos que temem que isso possa permitir que grupos islâmicos ativos na região do Sahel expandam seu alcance e dê à Rússia um ponto de apoio para aumentar sua influência.

A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) tem tentado negociar com a junta, mas diz que está pronta para enviar tropas ao Níger para restaurar a ordem constitucional se os esforços diplomáticos falharem.

O Conselho de Paz e Segurança da UA disse em um comunicado nesta terça-feira que estava ciente da decisão de ativar uma força de espera da Cedeao e pediu à Comissão da UA que avaliasse as implicações econômicas, sociais e de segurança do envio de tal força.

As resoluções da declaração de terça-feira foram adotadas em uma reunião do conselho realizada em 14 de agosto, afirmou, reiterando os apelos para que os líderes do golpe libertem imediatamente o presidente eleito Mohamed Bazoum, que está detido desde o golpe, e retornem aos seus quartéis.

Até agora, os líderes do golpe resistem à pressão para renunciar e propuseram um cronograma de três anos para organizar as eleições, um plano que a Cedeao disse na segunda-feira ter rejeitado.

A UA também disse que rejeitou veementemente qualquer interferência externa na situação por qualquer ator ou país fora da África, incluindo engajamentos de empresas militares privadas – uma provável referência ao grupo mercenário russo Wagner, que atua no vizinho Mali.

(Reportagem de Nellie Peyton)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...