Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Universidade de Oxford sai na frente e inicia testes de vacina para Covid-19 em humanos

Especialistas calculam, se for comprovada a eficácia da vacina, milhões de doses poderão estar prontas até setembro

Placeholder - loading - Antena 1
Antena 1

Publicada em  

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, inciaram testes de uma vacina para Covid-19 em humanos.

Até o momento, 550 voluntários receberam o medicamento enquanto outros 550 ingeriram placebo. Destas, cerca de 320 mostraram boa tolerância, embora tenham demonstrado efeitos colaterais, como alteração na temperatura corporal, dor de cabeça ou dor no braço.

Questionada por uma jornalista da CBS, como a Universidade foi tão rápido, a professora Sarah Gilbert, especialista em vacinologia, afirmou que os cientistas britânicos já haviam desenvolvido uma tecnologia em trabalhos anteriores sobre inoculações para outros vírus, inclusive um parente próximo do Sars-CoV-2, que provoca a doença respiratória.

Quando foi divulgada a informação de que os colegas chineses haviam identificado o código genético do novo coronavírus em Wuhan, os britânicos decidiram tentar, publicou o The New York Times, que também noticiou o trabalho da Universidade.

Com a evolução da pesquisa, quando chegou o mês de março, os pesquisadores apliacaram doses únicas de testes em macacos e os resultados foram positivos. Os animais permaneceram protegidos por cerca de 28 dias.

A próxima fase dos trabalhos será iniciada, agora, em maio, com um estudo combinado de Fase II e Fase III, envolvendo outras 5.000 pessoas para provar segurança e eficácia.

Batizada de ChAdOx1 nCoV-19, o medicamento é produzido a partir de uma versão enfraquecida de um vírus causador do resfriado comum, ao qual os pesquisadores adicionaram um material genético do coronavírus, responsável pela produção das proteínas encontradas na superfície do Sars-CoV-2.

De acordo com os cálculos dos especialistas de Oxford, se for comprovada a eficácia da vacina, milhões de doses poderão estar disponíveis já no mês de setembro.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. universidade de oxford sai na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.