Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Vale inicia comissionamento do Projeto Gelado em Carajás

Vale inicia comissionamento do Projeto Gelado em Carajás

Reuters

03/03/2023

Placeholder - loading - Logo da Vale em display da NYSE em Nova York 02/03/2023 REUTERS/Brendan McDermid//File Photo
Logo da Vale em display da NYSE em Nova York 02/03/2023 REUTERS/Brendan McDermid//File Photo

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale informou nesta sexta-feira que deu início ao comissionamento do Projeto Gelado, em Carajás (PA), que produzirá 'pellet feed' de alta qualidade a partir do reaproveitamento dos rejeitos de minério de ferro depositados em barragem desde 1985.

A capacidade inicial de produção será de 5 milhões de toneladas por ano, e o investimento é de 485 milhões de dólares no projeto.

'A fase de comissionamento, em que estão sendo feitos testes de performance e capacidade com carga, deve durar até o final do primeiro semestre, quando a operação entrará em ritmo contínuo', disse a Vale.

Após a conversão da Usina 1 de Carajás para o beneficiamento a umidade natural, prevista para os próximos anos, o projeto Gelado alcançará sua capacidade de 10 milhões de toneladas por ano, acrescentou.

Além de dar destinação sustentável ao rejeito, o projeto utilizará dragas 100% elétricas para extrair o material, evitando a emissão de CO2.

(Por Roberto Samora)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.