Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Foco da Vale em metais básicos será em execução; não descarta IPO no futuro

Placeholder - loading - Logo da Vale
Logo da Vale

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Vale não descarta para o futuro uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) ou fusão de sua unidade de metais básicos, mas o foco agora está na execução e na aceleração do crescimento do negócio, disse o presidente, Eduardo Bartolomeo, nesta sexta-feira.

A Vale anunciou na quinta-feira à noite acordos para vender uma participação de 13% do negócio por 3,4 bilhões de dólares para a Ma'aden da Arábia Saudita e para a empresa norte-americana Engine No., como parte de sua estratégia para extrair mais valor de seus ativos de níquel e cobre.

O montante total será pago à vista para a Vale Base Metals Limited (VBM), empresa controladora do negócio de Metais para Transição Energética da Vale, na conclusão da transação, prevista para o primeiro trimestre de 2024.

'Por enquanto, vamos nos concentrar em fechar as lacunas na execução e acelerar o crescimento. E então, dois ou três anos depois, as opções estarão todas em nossas mãos', disse Bartolomeo, em teleconferência com analistas quando questionado sobre o assunto.

O movimento ocorre enquanto a Vale tem se dedicado em aprimorar a gestão dos ativos de metais básicos para gerar mais valor, tendo em vista a demanda esperada por níquel e cobre para a produção de baterias, em meio aos avanços globais para a transição energética, com eletrificação.

A ideia do IPO não está em estudo neste momento, frisou Bartolomeo, pontuando que a possibilidade poderá ser avaliada em alguns anos caso a empresa precise de bastante recurso e esteja 'operando bem'.

'A gente ainda tem 'gap' de performance e obviamente a gente tem que ter um plano de investimento robusto... (E) quando o investidor quiser risco com a gente, vamos no mercado de capitais, mas também haverá outras opções', ponderou Bartolomeo, a repórteres, após a reunião com analistas.

'Enquanto não estiver performando, isso não está na mesa.'

Executivos da companhia reiteraram nesta sexta-feira que a VBM será um negócio autônomo, que terá apoio de uma nova estrutura de governança independente e um conselho de administração dedicado e com experiência no setor, presidido por Mark Cutifani.

A nova empresa surge com um valor de mercado de 26 bilhões de dólares, considerando a transação anunciada na véspera, com a maior produção global de níquel da América do Norte e como uma das maiores empresas de cobre do mundo.

A Vale também já havia assinado contratos para fornecer níquel para grandes montadoras, incluindo Tesla e General Motors.

FINANCIABILIDADE

A partir da atração dos parceiros, a VBM ficará com um caixa de 1 bilhão de dólares que ajudará a financiar suas operações pelos próximos três ou quatro anos, juntamente com o fluxo de caixa da unidade, explicaram executivos da mineradora.

O foco principal da unidade de metais básicos, inicialmente, será enfrentar desafios de execução dos projetos que já possui. Os novos parceiros, segundo os executivos, vão contribuir com o fortalecimento da governança da empresa e na convergência de interesses em comum, com olhar de longo prazo.

A VBM prevê aportes robustos entre 25 bilhões e 30 bilhões de dólares em novos projetos no Brasil, Canadá e Indonésia na próxima década.

'Temos grandes projetos em todas essas três juridições e agora com esse time focado a gente tem a expectativa de acelerar o desenvolvimento', disse o vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores, Gustavo Pimenta.

'Vamos financiar da melhor forma possível... tem dinheiro suficiente para fazer bastante projeto, mas não é o suficiente para fazer 25 a 30 bilhões, a gente vai ter que reavaliar isso ao longo dos anos.'

A entrada de um novo parceiro com a venda adicional de participação na empresa já foi descartada, segundo Bartolomeo, uma vez que a fatia que a Vale abriu mão foi considerada 'razoável'.

A nova companhia nasce também sem dívidas, o que permite que tenha espaço também para se estruturar com alavancagem adequada para suas operações, adicionaram executivos.

Em níquel, a VBM contará com o projeto do segundo forno de Onça Puma, no Brasil, os projetos de Pomalaa e Morowali, na Indonésia, e a expansão da mina de Voisey's Bay, no Canadá.

Já no cobre, a empresa tem uma base operacional concentrada no Brasil, incluindo o importante ativo de Salobo, que tem mais de 40 anos de vida útil remanescente, além de um portfólio de projetos de crescimento, desde os projetos Alemão, Cristalino e Bacaba, no Brasil, até o de grande escala Hu'u, na Indonésia.

A Vale reportou na véspera lucro líquido no segundo trimestre de 892 milhões de dólares, queda de 78,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, principalmente diante de uma queda dos preços realizados de minério de ferro e níquel.

Durante a teleconferência com analistas, os executivos reafirmaram as metas de produção para o ano e apontaram perspectivas de queda nos custos no segundo semestre.

(Por Marta Nogueira e Gabriel Araujo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vale nao descarta ipo ou …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.