alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Veículo espacial em Marte despertava ao som de cantores internacionais

    Porém, objeto não está operando desde uma forte tempestade, que aconteceu no planeta vermelho

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Cientistas da agência espacial norte-americana costumavam colocar músicas de grandes artistas, como The Beatles, David Bowie, Gloria Gaynor com o objetivo de tentar ‘acordar’ a sonda Opportunity, que por conta de um fenômeno recente não está funcionando.

    No início da missão, em 2004, o veículo explorador era despertado dessa forma. Isso, também, era utilizado para interferir positivamente no desempenho do objeto. Contudo, desde a metade de 2018, o equipamento está dormindo profundamente. Porque a sonda foi impactada por uma forte tempestade de areia ocorrida no planeta vermelho e isso impediu a tecnologia de dar continuidade a sua missão.

    Apesar das inúmeras tentativas, a ciência ainda não conseguiu realizar algo que ajudasse o equipamento a retomar a sua função.

    Inclusive, a equipe desde agosto está tentando repetir o ritual, ou seja, eles voltaram a tocar as canções para o rover, porém, nada disso surtiu efeito.

    Segundo o time da agência norte-americana, a estabilização da poeira na atmosfera do lugar pode levar muito tempo. Talvez quando essa parte estiver resolvida, a sonda volte ao seu trabalho.

    E há uma possibilidade mais negativa, o material pode ter sido drasticamente danificado e não voltar mais a responder aos estímulos.

    1. Home
    2. noticias
    3. veiculo espacial em marte …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.