Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Venda de carros novos em janeiro despenca quase 40% ante dezembro, diz consultoria

Venda de carros novos em janeiro despenca quase 40% ante dezembro, diz consultoria

Reuters

02/02/2026

Placeholder - loading - Linha de produção de fábrica da BYD no Complexo Industrial de Camaçari, Bahia, Brasil 9 de outubro de 2025 REUTERS/Joa Souza
Linha de produção de fábrica da BYD no Complexo Industrial de Camaçari, Bahia, Brasil 9 de outubro de 2025 REUTERS/Joa Souza

SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters) - Os emplacamentos ⁠de veículos leves em janeiro desabaram 39% na comparação com os licenciamentos de dezembro, e ficaram praticamente estáveis na relação com o primeiro mês do ano passado, a 162.342 unidades, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela consultoria especializada K.Lume.

Na comparação com janeiro de 2025, as vendas de veículos leves novos - carros, picapes, utilitários esportivos (SUVs) ​e vans - subiram 1,3%, de ⁠acordo ⁠com o levantamento da consultoria com base nos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

'O mês, como sempre ocorre em janeiro, indicou uma retração forte em relação a dezembro', afirmou a ‌consultoria em comunicado à imprensa. 'Janeiro e fevereiro são frequentemente ​os piores meses do ano', ‌acrescentou, citando ​que a ​maior parte das vendas de janeiro (57,8%) se concentrou na segunda metade do mês, dentro do esperado.

Porém, com uma ​média por dia útil de emplacamento em janeiro de 8.123 unidades, a consultoria entende que o ano para o setor de veículos começou com 'menor força' uma vez que o crescimento da média diária na comparação anual este ano foi de 4,3% ante uma taxa de 6% vista no primeiro mês de 2025.

Segundo a empresa, quedas de 30% a 35% nas vendas de janeiro ante dezembro costumam ocorrer, mas a retração ⁠de 39% vista no mês passado foi 'um pouco alta' ‌para os padrões históricos ⁠do mercado.

A consultoria também avaliou que as vendas de veículos pesados - caminhões e ônibus - em janeiro 'não indica ‍boas condições para 2026', mostrando quedas de 35,3% em relação a dezembro ​e ‌de 25,6% ante janeiro de 2025.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.