Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Venda de veículos novos desaba 76% em abril, diz Fenabrave

Placeholder - loading - Carros novos em pátio de fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP)  19/03/2020 REUTERS/Roosevelt Cassio
Carros novos em pátio de fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP) 19/03/2020 REUTERS/Roosevelt Cassio

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em abril caíram cerca de 76% em abril sobre o mesmo mês de 2019, para 55,7 mil unidades, informou nesta segunda-feira a Fenabrave, associação que representa concessionários.

Na comparação com março, o recuo foi de 66%, afirmou a entidade, alertando que mais de 30% das empresas do setor de distribuição de veículos do país pode 'não ter fôlego financeiro para chegar ao final deste mês'.

A entidade afirmou que tem pedido ao governo federal adiamento no pagamento de impostos e recomendando que os associados negociem junto às montadoras 'maiores prazos de pagamento, para veículos e peças, assim como a antecipação de recebíveis'.

A Reuters publicou na semana passada que as montadoras de veículos do Brasil entraram em um impasse nas negociações com bancos estatais e privados sobre ajuda ao setor em meio à epidemia do novo coronavírus, depois que as instituições financeiras exigiram garantias não apenas das subsidiárias locais, mas também de suas matrizes.

Semanas atrás, o setor automotivo iniciou negociações com bancos, governo e bancos, pedindo resgate de 100 bilhões de reais.

Segundo a Fenabrave, as vendas de carros e comerciais leves despencaram 77% em abril na comparação anual, enquanto as vendas de caminhões tombaram 54%. Os emplacamentos de ônibus tiveram baixa de 78,5%.

'Precisamos ter previsibilidade de retorno e liquidez, para sobrevivermos', disse em comunicado à imprensa o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, afirmando que o setor de distribuição de veículos é responsável por 315 mil empregos diretos no país.

A entidade afirmou que outro problema enfrentado pelas concessionárias é a falta de liquidez e por isso tem reunido, 'semanalmente, com a equipe da Secretaria Especial da Produtividade, Emprego e Competitividade, que faz parte do Ministério da Economia, para que linhas de crédito possam chegar, rápida e efetivamente, às concessionárias, a juros razoáveis'.

A Fenabrave também cobra retorno das atividades dos departamentos estaduais de trânsito, responsáveis pelos emplacamentos, pois sem a emissão de placas 'fica complicado concretizar vendas, ainda que remotamente', disse Assumpção Jr.

No acumulado de 2019, as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil já mostra baixa de cerca de 27%, a 613,8 mil unidades.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. venda de veiculos novos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.