Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Viajar impacta positivamente na saúde

A rede BBC listou quais beneficios fazer as malas pode produzir

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Viajar impacta positivamente na saúde"

Publicada em  

De acordo com publicação da rede britânica, além de ser, muitas vezes, divertido, fazer turismo é uma tarefa excelente para o bem-estar, para a saúde física e mental. Podendo, por exemplo, influir de modo bastante satisfatório no coração e na mente. Confira a listagem:

1. Mantém o coração saudável

Se você é daquele tipo que adora explorar locais novos, caminhar pela cidade ou pela natureza, é possível que dê 10.000 passos em um dia como esses, o que equivale a cerca de 6,5 quilômetros, a cifra está associada com níveis moderados de exercício físico.


Aliás, ao combinar a prática com o turismo geral, esse é um ato muito bom para a saúde geral e, principalmente, para a cardiovascular.

Segundo pesquisa feita em 1948 por renomado cientista, mulheres que tiravam para descansar apenas um feriado, a cada seis anos, apresentaram oito vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco ou desenvolver uma doença coronária, quando comparadas aquelas que saiam de férias duas vezes ao ano.

Outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estatal de Nova York avaliou durante nove anos 12 mil homens, que tinham alto risco de desenvolver doenças coronárias. Aqueles que não tinham recessos anuais apresentaram 32% mais chances de morrer de um ataque do coração.

2. Mantém a mente em boa forma

Visitar outro lugar é uma oportunidade de se envolver em situações que estimulem o cérebro. Por exemplo, é possível provar novos alimentos, desfrutar de um ambiente diferente do habitual, e até mesmo ter que lidar com um idioma distinto.

Se envolver com a cultura local e aprender sobre essa região inédita até então para você pode fazer o indivíduo um ser mais inteligente, e ainda ajudar a retardar a aparição de doenças cerebrais como o Alzheimer. É isso que indica o informe do ‘’Global Coalition on Aging’’.

Para o pesquisador da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh , viajar é um ótimo remédio. Pois, desafia o cérebro com experiências, entornos novos, e é um comportamento que promove a saúde cerebral e desenvolve a capacidade de recuperação desse órgão ao longo da vida.

3. Incrementa a produtividade

A doutora Shimi Kang, especialista em neurociência da felicidade e saúde, recomenda dar ao cérebro um tempo de inatividade isso pode restaurá-lo e ajuda a resolver problemas e conectar ideas.

4. Reduz o estresse e aumenta a felicidade

Passear por países, estados ou cidades pode diminuir os níveis de estresse e, auxiliar a ter uma vida mais longa.

Aliás, essa inquietação toda acelera o processo de envelhecimento, ainda segundo o informe ‘’Global Coalition on Aging’’.

Foi feita uma pesquisa com 500 pessoas pelo portal de viagem, Expedia, em 2012. A equipe descobriu que apenas um ou dois dias de férias já levavam alguém a começar a se sentir relaxado.

Outro estudo realizado em 2002 por cientistas da Universidade de Surrey, no Reino Unido, aponta que somente planejar uma viagem com antecedência já gera sentimentos positivos e faz com que os turistas se sintam muito mais felizes com sua vida no geral.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. viajar impacta positivamente …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.