Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Viralizou: ‘Da Ya Think I’m Sexy?’ de Rod Stewart é um clássico atemporal

O público jovem abraçou a mistura de rock e disco criada em 1978

Placeholder - loading - ‘Da Ya Think I’m Sexy?’ de Rod Stewart é um clássico atemporal.Divulgação
‘Da Ya Think I’m Sexy?’ de Rod Stewart é um clássico atemporal.Divulgação

Publicada em  

Atualmente, diversos sucessos antigos estão voltando com força por conta de publicações em redes sociais. Como muitas lendas do rock’n’roll, Rod Stewart está marcando presença entre os jovens com a brincalhona canção “Da Ya Think I’m Sexy?”, de 1978.

A música aparece em quantidade significativa de compartilhamentos e interações nas plataformas: são mais de 2.1 milhões de vídeos que trazem o hit como trilha sonora. Esse reaparecimento por conta de trends (lista de tendências do momento) fez com que a influência do artista ganhou uma força ainda maior no cenário musical em nível global.

Em 1978, Stewart nadou contra a maré com o lançamento da faixa “Da Ya Think I’m Sexy?”. Naquele período a discoteca estava na moda, mas, entre os jovens, o punk-rock estava ansioso para romper com esse padrão do mercado.

Foi aí que o compositor escocês teve uma ideia: estimulado pelo potencial comercial de cruzamentos disco-rock, ele decidiu se jogar e fez uma obra que conversava com ambos os gêneros. Suas influências foram “Miss You” dos Rolling Stones – a versão disco – bem como a guitarra funk de Chic e a música “Native New Yorker”, de Odyssey.

Porém, além dessas grandes referências, uma das principais canções de inspiração para a faixa - de onde “surgiu” a ideia do escocês - foi com a maravilhosa “Taj Mahal” (1972), do Jorge Ben Jor. O brasileiro processou o músico internacional por plágio de melodia – para ser mais específico, a semelhança apontada se estendia a oito compassos- e venceu o processo.

Ben Jor afirmou que: “Soube por amigos e conhecidos que frequentam discoteca que a minha música havia sido gravada por Rod Stewart. Até então, não sabia que tinha um pedaço da minha música. Eu pensava que ele tinha gravado minha música, pessoal sempre dizia, mas depois fui ver e não era a minha música”.

Rod encorajou os seus parceiros de composição a explorarem essa fusão musical. Resultado: eles fizeram um arranjo que preenchia as pistas, agradando o público mais ‘antigo’, com um toque vagamente satírico. Ao contrário do que muitos pensam, a letra busca contar a história de um homem inseguro, que está tentando conquistar uma pessoa numa festa. “Cansei de apontar que a letra foi escrita na terceira pessoa”, admitiu Stewart. “Não fui eu, perguntando a todos os Tom, Dick e Harriet do mundo se eles me achavam sexy”.

Mas, não era como se a campanha promocional tivesse expressado a mensagem da música de forma clara. Lançado como o single principal de “Blondes Have More Fun”, a faixa foi adotada como o slogan de marketing do artista e o videoclipe – apresentando Stewart vestido de couro e performando uma serenata para uma plateia loira – o estabeleceu como o símbolo sexual mais inevitável da década.

No entanto, esse lançamento foi um tanto quanto ofensivo para o seu público na época. Não foi apenas o título que os ofendeu - porque era "Da Ya" em vez de "Do You": no auge da guerra entre Disco X Punk, essa faixa não era o que a cena musical que Stewart se encontrava (punk) queria consumir.

Você nunca tem ideia de como uma música será recebida ou a jornada que ela levará”, lembrou o cantor em seu livro de memórias de 2012, Rod. “O que ficou rapidamente claro quando 'Da Ya Think I'm Sexy?' saiu foi que muitas pessoas gostaram…, mas, no mesmo momento, parecia que eu tinha alienado uma grande parte das pessoas que, até então, se sentiam próximas de mim”.

Mesmo com essas críticas, o single alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido, vendendo mais de dois milhões de cópias na América do Norte e mais de 14 milhões de cópias em todo o mundo. “Da Ya Think I'm Sexy?” continua sendo uma de suas canções mais amadas, mesmo que para alguns de forma irônica.

Veja também:

TBT: HÁ 53 ANOS ACONTECIA O FESTIVAL FOR PEACE EM PROL DA CAUSA ANTIGUERRA

O 'MUNDO MARAVILHOSO' DE LOUIS ARMSTRONG

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. viralizou da ya think i m …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.