Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Você sabia que ficar bravo pode apresentar certos benefícios?

O segredo, segundo especialistas do exterior, é saber controlar essa poderosa emoção

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Você sabia que ficar bravo pode apresentar certos benefícios?"

Publicada em  

Segundo publicação da BBC da Espanha, geralmente o sentimento de ira fornece ao ser humano uma sensação negativa, porém especialistas colocam que pode haver algo positivo, sim, nessa situação. Saiba como.

Para Aaron Sell, professor de Psicologia e Criminologia na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, a raiva e a ira podem ter certos benefícios, inclusive em se tratando de aspectos voltados à sobrevivência.

Um exemplo: a raiva pode ajudar alguém a fazer com que seus interesses prevaleçam em detrimento dos demais.

"A ira é um sistema muito sofisticado, é um dispositivo de controle mental, um modo de ‘entrar’ na cabeça de outra pessoa e fazer com que ela te valorize mais. É uma maneira de tentar ganhar conflitos fazendo com que os outros mudem de opinião", afirma Sell.

Ele, também, analisou a "feição de ira", que as pessoas costumam ficar quando ficam bravas. ''Isso é um modo de dizer ao adversário que você é superior fisicamente’’, colca Sell.


O especialista assegura que cada mudança que ocorre no corpo pautada pela raiva faz o ser humano parecer fisicamente mais forte.

Há certa vantagem evolutiva nessa postura, também. De acordo com o professor, no passado, por exemplo, aqueles que demonstraram um tipo peculiar de ira foram mais fortes que os outros- os quais tiveram comportamento diferente e foram, inclusive, roubados, maltratados, correndo risco de morte na época.

Porém, seguindo a lógica dos experts é necessário saber usar a raiva a seu favor. Porque, ela pode fazer com que os indivíduos partam para agressões verbais ou físicas. A chave do sucesso, então, é aprender a controlá-la e usar a ira, em seu favor.

É possível, utilizar essa emoção para focar na própria mente e tentar fornecer a energia necessária para atuar, quando for preciso.

Para o profissional do exterior, a ira, por si só, é algo realmente ruim. Porém tudo muda de figura, quando o autocontrole entra em cena. O ideal é canalizar a raiva de maneira efetiva.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. voce sabia que ficar bravo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.