Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vulcão islandês entra em erupção e deixa cidade isolada

Placeholder - loading - Defesa Civil da Islândia/Handout via REUTERS
Defesa Civil da Islândia/Handout via REUTERS

Publicada em  

Por Jacob Gronholt-Pedersen e Tom Little

COPENHAGUE (Reuters) - A lava de uma grande erupção vulcânica na Islândia parecia estar se afastando da única cidade da região, oferecendo esperança de que casas e vidas sejam poupadas, embora a atividade sísmica possa durar meses, disseram autoridades nesta terça-feira.

O governo afirmou que é improvável que os voos sejam afetados, afastando preocupações com viagens internacionais após o caos resultante da nuvem de cinzas gerada por uma erupção na ilha do Atlântico Norte em 2010.

A erupção ocorrida no final da segunda-feira na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, expeliu lava e fumaça a mais de 100 metros de altura, após semanas de intensa atividade sísmica.

'A erupção não representa uma ameaça à vida', disse um comunicado do governo islandês. 'Não há interrupções nos voos de e para a Islândia e os corredores de voos internacionais permanecem abertos.'

No mês passado, as autoridades retiraram os quase 4.000 habitantes da cidade pesqueira de Grindavik, cerca de 40 quilômetros a sudoeste da capital, Reykjavik.

Hans Vera, de 56 anos, natural da Bélgica, mas morando em uma casa a leste de Grindavik desde 1999, estava começando a ter esperanças de que os moradores poderiam voltar para casa definitivamente, ou o mais próximo possível disso em uma ilha vulcânica. Mas tudo isso mudou com a erupção, após semanas de espera ansiosa.

'Não vejo que em um futuro próximo eles deixarão as pessoas chegarem perto de Grindavik. Portanto, estamos de volta ao jogo da espera', disse ele.

As imagens ao vivo da erupção, exibidas pela Reuters, mostraram lava amarela, laranja e vermelha em forte contraste com o céu.

A erupção abriu uma fissura de 4 quilômetros. Em seu ponto mais ao sul, a fissura ainda estava a 3 quilômetros de Grindavik, informou a Agência Meteorológica da Islândia.

'A erupção está ocorrendo ao norte da bacia hidrográfica, de modo que a lava não flui em direção a Grindavik', disse o geólogo Bjorn Oddson à emissora pública RUV.

Localizada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, entre as maiores do planeta, a Islândia é um ponto sísmico e vulcânico porque as duas placas se movem em direções opostas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vulcao islandes entra em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.