Zelenskiy diz que documento de Genebra foi 'refinado' após negociações de paz nos EUA
Zelenskiy diz que documento de Genebra foi 'refinado' após negociações de paz nos EUA
Reuters
02/12/2025
KIEV, 2 Dez (Reuters) - Negociadores norte-americanos e ucranianos aprimoraram um acordo de paz desenvolvido em Genebra durante suas recentes conversas na Flórida, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy nesta terça-feira, acrescentando que a Ucrânia quer que seus aliados europeus se envolvam mais no processo.
Kiev está sob pressão em um esforço de paz apoiado pelos EUA com o objetivo de acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia. O governo de Zelenskiy está tentando resistir depois que Washington apresentou um plano no mês passado que endossou muitas das principais exigências da Rússia.
Autoridades ucranianas e norte-americanas discutiram as propostas dos EUA há mais de uma semana em Genebra, e se reuniram novamente para novas conversas no domingo na Flórida.
'O trabalho foi baseado no documento de Genebra, e esse documento foi refinado', escreveu Zelenskiy no X.
'Nossos diplomatas estão trabalhando ativamente com todos os parceiros para garantir que os países europeus e outros participantes da Coalizão dos Dispostos estejam significativamente envolvidos no desenvolvimento de decisões', acrescentou, referindo-se a um grupo de países que se ofereceu para ajudar a defesa da Ucrânia após a guerra.
O presidente russo, Vladimir Putin, se reunirá com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e com o genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, no Kremlin, nesta terça-feira. Os dois participaram das conversações na Flórida.
Zelenskiy disse que havia ordenado que a equipe da Ucrânia 'continuasse o trabalho mais construtivo possível'.
'A Ucrânia aborda todos os esforços diplomáticos com a maior seriedade -- estamos comprometidos em alcançar uma paz real e segurança garantida', afirmou Zelenskiy. 'Esse é exatamente o nível de compromisso que precisa ser exigido do lado russo.'
(Reportagem de Anna Pruchnicka)
Reuters

