Zelenskiy diz que Ucrânia precisará de ajuda dos EUA se não puder entrar na Otan
Zelenskiy diz que Ucrânia precisará de ajuda dos EUA se não puder entrar na Otan
Reuters
12/02/2025
KIEV (Reuters) - O presidente Volodymyr Zelenskiy disse que a Ucrânia precisaria da ajuda dos Estados Unidos para construir um Exército tão grande quanto o da Rússia como um 'plano B' caso o país não seja admitido na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Kiev, que trava uma guerra desde a invasão das forças russas em fevereiro de 2022, disse que entrar na Otan seria a maneira mais forte e barata para impedir a Rússia de lançar novas invasões após um cessar-fogo ou acordo de paz.
'… se a Ucrânia não está na Otan, isso significa que a Ucrânia construirá a Otan em seu território. Então precisamos de um Exército tão numeroso quanto o que a Rússia tem hoje em dia', afirmou Zelenskiy em uma entrevista à The Economist publicada nesta quarta-feira.
'E para tudo isso, precisamos de armas e dinheiro. E pediremos isso para os Estados Unidos', disse Zelenskiy, descrevendo isso como seu 'plano B'.
Washington está entre vários membros da Otan que se opõem à entrada da Ucrânia neste momento.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos não veem a adesão de Kiev à aliança como parte de seu plano de paz para a região.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que deseja acabar com a guerra na Ucrânia rapidamente, mas nenhum plano de ação concreto foi revelado.
(Reportagem de Yuliia Dysa)
Reuters

