Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Alan Parsons é o Artista da Semana

Artista é considerado um dos maiores produtores musicais de todos os tempos

Placeholder - loading - Photoshoot/Divulgação
Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Nascido no dia 20 de dezembro de 1948, Alan Parsons é considerado um dos maiores produtores musicais de todos os tempos. Ele começou sua carreira como técnico de gravação estagiário da gravadora EMI, antes de ser contratado pelo estúdio Abbey Road. Ali, o britânico foi engenheiro de som de álbuns como “Let it Be”, dos Beatles, de 1970; e “The Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd, de 1973.

Veja também: Alan Parsons - Eye In The Sky

No final dos anos 70 e início dos anos 80, o britânico decidiu lançar seu próprio grupo, o “The Alan Parsons Project”, que permaneceu em atividade até 1990.

O núcleo do projeto de rock progressivo e new age estava na dupla Alan Parsons e Eric Woolfson, advogado por profissão que também era pianista e compositor.

Com onze álbuns na discografia, o grupo lançou sucessos como “Eye in the Sky”, “Time” e “Don’t Answer Me”.

As inspirações para os discos incluíam desde “Tales of Mystery”, livro do escritor inglês Edgar Allan Poe, até “Robot”, obra de ficção científica do escritor e bioquímico norte-americano Isaac Asimov.

De longe, o maior sucesso do projeto foi o álbum “Eye in the Sky”, lançado em 1982.

A produção ganhou inúmeros discos de ouro e platina no mundo inteiro.

Em 2018, inclusive, Parsons ganhou seu primeiro Grammy de Melhor Álbum de Áudio Imersivo por uma edição remasterizada que comemorou o 35º aniversário da obra.

Após o fim do “The Alan Parsons Project”, o britânico embarcou na carreira solo, tendo lançado cinco álbuns até o momento.

O último deles, “The Secret”, foi liberado em 2019, após quinze anos sem lançar nenhum disco.

À época, no material de divulgação da obra, ele disse que o álbum inclui temas musicais e líricos “muito próximos de seu coração, interesses e paixões”. A obra também conta com uma participação especial do cantor Jason Mraz, na faixa “Miracle”.

O autor de hits como “I’m Yours” e “93 Miles” já revelou que é um fã de longa data de Parsons e que ouvia a música “Eye in the Sky” no banco traseiro do Fiat verde de sua mãe desde 1982. Parsons, por sua vez, disse que conheceu Jason há cerca de dois anos atrás, através de um vizinho que cultivava café em seu rancho.

Jason queria cultivar café por conta própria e esse vizinho quis nos apresentar já que tínhamos interesses musicais em comum”, disse em nota à imprensa.

O disco “The Secret” também conta com a presença de Lou Gramm, ex-vocalista da banda Foreigner, além de Todd Cooper, P.J Olsson, Jordan Huffman e Jared Mahone.

Em junho deste ano, ao lado de Sting, o produtor e músico representou o rock britânico no SOS Rainforest Live, evento que arrecadou fundos para combater a Covid-19 nos povos indígenas e lutar contra o desmatamento nas florestas tropicais.

A programação do show, que durou cerca de três horas, também contou com a presença de artistas como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Manu Chao e Jorge Drexler.

Saiba mais sobre a carreira de Alan Parsons no Podcast do Artista, clicando aqui.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. alan parsons e o artista da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.