Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Batalha dos Beach Boys contra a censura musical com "God Only Knows"

Entenda por que um dos maiores sucessos da banda norte-americana foi banido de algumas estações de rádio

Placeholder - loading - Batalha dos Beach Boys contra a censura musical com "God Only Knows".Divulgação
Batalha dos Beach Boys contra a censura musical com "God Only Knows".Divulgação

Publicada em  

Por mais improvável que isso possa parecer agora, houve um tempo, não muito distante, em que você não podia dizer nada remotamente "inapropriado" em uma gravação musical. Na verdade, você nem podia insinuar certas coisas, a menos que fosse especialmente inteligente. Imagine só: houve um período em que a censura musical era tão rigorosa que até mesmo uma obra bela como "God Only Knows" dos Beach Boys não foi bem-recepcionada pelas emissoras.

Na década de 1960, as estações de rádio eram ativas e frequentemente proibiam músicas por motivos mínimos. Ninguém estava seguro, e em uma ocasião, até os queridinhos dos Estados Unidos, os Beach Boys, enfrentaram a censura de emissoras de rádio nos Estados Unidos, apesar de a canção ser uma das mais amadas na história da música.
Quando os Beach Boys lançaram "Pet Sounds", eles estavam se afirmando como competidores dos Beatles. Embora não houvesse o mesmo nível de histeria em torno do grupo californiano, criativamente, eles estavam alcançando alturas vertiginosas (e se tornaram grandes pioneiros deste novo momento do rock). No entanto, sua grandeza não os protegeu da reação das rádios, que ficaram ofendidas com sua faixa, "God Only Knows". Lançada em 1966, a música foi alvo de algumas estações e órgãos de radiodifusão devido à letra da música.

Beach Boys em ‘Pet Sounds’.Divulgação
Toque para aumentar


"God Only Knows" é uma das favoritas de Paul McCartney, que uma vez disse: "'God Only Knows' é uma das poucas músicas que me fazem chorar toda vez que a ouço. Na verdade, é apenas uma canção de amor, mas é brilhantemente feita. Isso mostra o gênio de Brian". McCartney acrescentou: "Na verdade, eu toquei com ele e, tenho que admitir, durante a passagem de som, eu me desmanchei. Foi demais ficar ali cantando essa música que mexeu com a minha cabeça e cantar ao lado de Brian".

Apesar da crítica elogiosa de McCartney, a canção do Beach Boys foi considerada desagradável por muitas estações de rádio nos Estados Unidos por causa do título e letra da música. No entanto, isso não levou a um banimento generalizado da música. Nos estados liberais, houve pouco ou nenhum problema com a música, mas as emissoras recusaram-se a tocá-la no ar, principalmente nos territórios do sul, onde as pessoas eram geralmente mais religiosas.

Brian Wilson sabia que a censura era provável e sentiu que o título significava que a música seria banida universalmente do rádio. Para sua surpresa, apenas algumas emissoras se recusaram a tocá-la. Talvez, se “God Only Knows” não fosse uma obra genial de Wilson, as estações a teriam ignorado, mas o músico deixou a maioria delas sem escolha a não ser tocá-la no ar.

Beach Boys.Divulgação
Toque para aumentar

O parceiro de composição de Wilson, Tony Asher, também estava ciente do fogo que eles tocavam com a faixa. Embora não tivessem dúvidas sobre a qualidade da música, ambos os compositores estavam apreensivos de que o esforço não fosse bem-sucedido. Asher explicou mais tarde à Goldmine: “Eu realmente pensei que seria tudo o que era, mas estávamos nos arriscando muito com isso. Em primeiro lugar, a letra começa dizendo: ‘Talvez nem sempre te ame’, o que é uma forma muito incomum de começar uma canção de amor”.


Notavelmente, Wilson considerou mudar o título para “Fred Only Knows” em vez de “God Only Knows” porque teria sido mais palatável para o público em geral. Felizmente, ele se manteve firme e, no longo prazo, Wilson estava certo em ser intransigente, mesmo que algumas rádios tenham proibido a faixa.


Veja também:

TBT: HÁ 38 ANOS OCORRIA O PRIMEIRO SHOW DO FARM AID

ROLLING STONES FARÁ DOCUMENTÁRIO SOBRE NOVO ÁLBUM

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. batalha dos beach boys contra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.