Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dia do rock: relembre grandes bandas do gênero

A Antena 1 selecionou algumas bandas para você relembrar e conhecer

Placeholder - loading - queen posando para photoshoot
queen posando para photoshoot

Publicada em  

O Rock foi marcado por diversas bandas. Desde o rock n’ roll dos anos 50 até o punk, as bandas foram uma fórmula de sucesso no gênero. Grandes artistas reunidos em um mesmo grupo sempre foi uma receita que se provou ser responsável por grandes criações musicais.

Assim, ao longo da história, grandes concertos e músicas marcantes foram desenvolvidos. As bandas ajudaram a eternizar o rock e a boa música.

Pensando nisso, a Antena 1 reuniu algumas bandas para você relembrar, e até conhecer, nesse Dia do Rock.

Queen

queen em fundo azul
Toque para aumentar

O Queen é uma das maiores bandas do rock. O quarteto passou por diversos estilos ao longo de sua história: HardRock, PopRock e até alguns toques de disco. O grande trunfo do grupo eram os quatro membros, todos grandes instrumentistas e compositores de enorme habilidade.

Freddie Mercury tinha uma poderosa voz, até hoje inigualável. Mas o frontman bigodudo também era um pianista pomposo e trazia consigo composições incríveis como “Crazy Little Thing Called Love”. Brian May era o guitarrista que construiu a própria guitarra e com ela compôs os solos poderosos da banda, além de canções como “We Will Rock You”.

Roger Taylor é o baterista de voz arranhada, mas que mesmo assim harmonizava com os colegas do grupo. Taylor compôs a icônica “I’m In Love With My Car”. Por último, mas não menos importante John Deacon era o baixista que dançava timidamente no canto do palco, e dessa introspecção nasceram lindas canções como “I Want To Break Free”.

Confira músicas do grupo


Beatles

beatles em studio
Toque para aumentar

Os Beatles surgiram, se tornaram a maior banda da história e acabaram antes mesmo de seus membros terem 30 anos. Vindos de Liverpool foram de quermesses para os palcos de Hamburgo e depois para o mundo todo.

Brian Epstin, empresário do grupo, descobriu os garotos, os colocou em ternos e os ensinou a fazer dinheiro. Ao longo dos anos 60 – a década dos Beatles – a banda foi de músicas sobre romances adolescentes até epopeias psicodélicas, sempre com uma mensagem forte: Paz e Amor.

John Lennon, o mais político, era o guitarrista rítmico. Paul McCartney, o rostinho bonito, o baixista. George Harrison, o mais tímido, era o guitarrista solo. Ringo Star, o alegre, era o habilidoso. Mas, em 10 anos, todos os membros se mostraram bem mais do que seus rótulos.

Escute algumas músicas da maior banda da história:


Rolling Stones

Imagem de conteúdo da notícia "Dia do rock: relembre grandes bandas do gênero" #3
Toque para aumentar

Nos anos 60 tudo parecia uma cópia dos Beatles, até que surgiram os Rolling Stones. Originais, ousados e disruptivos. A voz debochada de Mick Jagger, a guitarra “swingada” de Keith Richards, os solos de Brian Jones e depois de Rony Wood e a bateria forte de Charlie Watts. Tudo isso fez dos Stones uma banda única.

Músicas sobre amor, dança, insatisfação juvenil e até sobre pacto com o diabo. Os Stones não estavam para brincadeira. A banda criou uma fusão única do rock com o blues e as parcerias Jagger/Richards foram as únicas a se aproximar dos números das Lennon/McCartney.

Confira algumas músicas daqueles que queriam mais “Satisfaction”


Blondie

blondie posando para foto
Toque para aumentar

O rock tem espaço para todos e as mulheres não ficariam de fora. Blondie foi fundada em 1974 e trouxe Debbie Harry como cantora e líder. O grupo foi fundamental para a popularização do punk e ajudou a fundar o new wave.

Debbie Harry tem uma voz aguda poderosa e não poupava atitudes nos palcos para cativar o público - além de ser uma musicista visionária. Ao acrescentar um baixo com forte groove de disco music junto às guitarras punks em “Heart of Glass”, deu os primeiros passos da New Wave. Blondie é uma banda vanguardista e essencialmente moderna.

Confira a música que marcou a história da banda

A cantora Miley Cyrus também fez um cover da canção que tem chamado a atenção na rede


Guns n’ roses

guns n roses em foto
Toque para aumentar

De 1985, o Guns ‘n Roses é um dos principais nomes do Hard Rock. As guitarras pesadas de Slash com a bateria e a voz gritada de Axl Rose fizeram do Guns um sucesso. O grupo ficou marcado por entradas e saídas e muitas brigas, mas sem nunca perder a qualidade musical.

Nem só de músicas pesadas vive o Guns. Ao longo de sua história a banda também lançou diversas músicas acústicas e baladas românticas.

Confira o lado romântico do roqueiro


Police

police em lançamento de discos

O Police nasceu de uma mistura do rock e do reggae. O baixo forte e o canto falsseto de Sting conquistaram o mundo, junto à bateria de Stewart Copeland e a guitarra de Andy Summers.

Músicas de um amor sofrido levado por ritmos animados marcaram a banda. Dançar ao som de Police é inevitável. A voz aguda fazia par com a guitarra e se destacava do baixo grave e da bateria pesada.

Anos depois, a banda também ficou conhecida por ter músicas de amor exagerado. “Every Breath You Take” fala sobre obsessão, e poucas pessoas notam. Mas o grupo também tem seu lado político e entrega críticas ao modo de vida em “Spirits In The Material World”.

Confira algumas canções dançantes do grupo


Dire Straits

dire straits em cabana de madeira
Toque para aumentar

Dire Straits surgiu no final da década de 70 e trouxe ao mundo a guitarra única de Mark Knopfler. A banda se dedicou ao rock clássicos com traços dos anos 60. Teclados marcantes e uma bateria poderosa dividiam o protagonismo com a guitarra de Knopfler.

Mark aprendeu guitarra em uma raquete de tênis e tocava sem palheta de uma forma única. Marca que ficou em “Sultans Of Swing” e sua linha harmônica inovadora. Sting fez uma parceria com a banda em “Money For Nothing” e outro sucesso nasceu.

As canções românticas e dançantes ao lado de ideias sobre o modo de vida, além de diversas trilhas sonoras. O Dire Straits teve uma sólida produção - e de qualidade inquestionável.

Confira os hinos guitarrísticos do grupo


Led Zeppelin

led zeppelin em fundo bege
Toque para aumentar

O Led Zeppelin foram os deuses do rock. Robert Plant com sua voz macia, Jimmy Page com sua guitarra satânica, a bateria convulsiva de John Bonham e o teclado angelical de John Paul Jones.

“De canções de amor a músicas sobre Vikings, o Led Zeppelin fez de tudo”, disse o comediante e músico Jack Black ao introduzir a banda ao Kenedy Center Honors. Ao ouvir a banda você pode encontrar desde rocks mais pesados até balada mais leves - ou pode ouvir “Stairway to Heaven”, que mistura tudo isso.

Confira algumas canções da banda:


The Doors

the doors posando para foto
Toque para aumentar

The Doors é o maior nome do rock psicodélico. A voz e a poderosa poesia de Jim Morrison, junto a bateria 6/8 de John Densmore e a guitarra precisa de Robby Krieger eram marcantes, mas toda a banda concordava que a alma do The Doors era o som do órgão comandado Ray Manzarek.

Suas músicas místicas que contavam sobre a juventude americana marcaram todo o mundo. Seja contando sobre a experiencia de dirigir na chuva ou sobre um passeio romântico com a namorada, as letras de Morrison eram sempre lotadas de poesia. Isso sem falar de sua voz potente com uma acústica de catedral.

Confira a poesia da banda em uma de suas canções


Pink Floyd

pink floyd posando para foto
Toque para aumentar

O Rock Progressivo tem seu maior representante no Pink Floyd. Longas canções com introduções extensas e solos de vários minutos para construir a imagem da música almejada pela banda. Muitas vezes, o álbum inteiro servia como uma grande música dividia em atos, como no caso de “The Wall” e “Animals”.

É difícil definir os estilos de cada membro do Pink Floyd, já que a cada álbum tudo mudava. Com certeza eram ótimos músicos e tinham a pluralidade como sua principal virtude. Roger Waters, David Gilmor, Syd Barrett, Richard Wright e Nick Manson faziam de seus shows grandes espetáculos e marcaram a história da música.

Confira algumas das mini óperas em forma de música da banda:

Cada banda, com seu estilo único, marcou o rock de alguma forma. Muitas outras poderiam estar nessa lista, mas com certeza foi essencial relembrar e, quem sabe, conhecer esses grandes roqueiros.

Veja também:

BILLBOARD: TOP 5 FECHA COM HARRY STYLES E KATE BUSH

MONTY NORMAN, COMPOSITOR DO TEMA DE 007, MORRE

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dia do rock relembre grandes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.