Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Conheça algumas músicas de artistas da Antena 1 que abordam o tema

Placeholder - loading - Dia Mundial do Meio Ambiente.Divulgação
Dia Mundial do Meio Ambiente.Divulgação

Publicada em  

Hoje, dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, essa data marca o aniversário do movimento ambiental moderno e tem como objetivo chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. Além disso, serviu para serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Canções sobre o mundo natural existem desde sempre, e muitos compositores renomados já escreveram composições que refletem preocupação com a sobrevivência do nosso planeta. Com o aquecimento global e a destruição indiscriminada da natureza, encontrar um oásis de paz em nossa Terra torna-se cada vez mais desafiador. Por isso, selecionamos as melhores músicas ambientais, abrangendo gêneros como soul, pop, jazz, rock e reggae, trazendo inspiração para esse dia. Confira abaixo uma seleção de seis músicas inspiradoras de artistas da Antena 1, que nos fazem refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente.



1. ‘Mercy, Mercy Me (The Ecology)’ - Marvin Gaye

Marvin Gaye expressa um canto aflito enquanto diz “Para onde foram todos os céus azuis?” em seu clássico da Motown "Mercy Mercy Me (The Ecology)". Essa faixa foi escrita para seu álbum de 1971, “What's Going On”. Nessa época, o chefe da Motown, Berry Gordy, nunca tinha ouvido a palavra “ecologia”. A música magistral de Gaye foi uma das primeiras, senão a primeira, na gravadora a abordar questões ambientais, como o envenenamento de peixes por mercúrio. É uma obra-prima reflexiva e, considerando a situação violenta que o meio ambiente enfrenta nas últimas décadas, parece um momento em que o gênio musical previu o que aconteceria.


2. ‘Earth Song’ – Michael Jackson

"Earth Song", presente no álbum “HIStory: Past, Present And Future, Book I”, de 1995, foi uma das melhores e mais impactantes canções socialmente conscientes de Michael Jackson. Esta poderosa faixa é a primeira do artista que aborda abertamente as questões ambientais. Jackson tinha como objetivo criar uma música com letras profundas, mas melodicamente simples, para que seus fãs ao redor do mundo pudessem cantar juntos. A música incorpora elementos de blues e gospel, tornando-se um sucesso global e recebendo uma indicação ao Grammy. Além da própria música, o seu poderoso videoclipe também ganhou destaque.



3. ‘What a Wonderful World’ - Louis Armstrong

What A Wonderful World” é uma das maiores canções de celebração da vida de todos os tempos, graças ao canto lendário do jazzista Louis Armstrong. Durante a gravação da faixa, Armstrong já estava com a saúde debilitada, mas mesmo assim entregou sua versão mais conhecida. Essa joia de dois minutos, escrita por Bob Thiele e George Weiss, expressa a beleza do mundo e exalta o meio ambiente. Ela possui versos memoráveis, como: “Eu vejo árvores verdes, rosas vermelhas também/Eu as vejo florescer para mim e para você/E eu penso comigo mesmo: Que mundo maravilhoso”.


4.’ Mother Nature’s Son’ – The Beatles

John Lennon e Paul McCartney são os autores da obra-prima, "Mother Nature's Son". Ela se tornou um belo hino à natureza presente no “The White Album” de 1968. A música foi originalmente inspirada por uma palestra do Yogi Maharishi Mahesh enquanto os Beatles estavam na Índia. McCartney, que sempre teve um profundo amor pela natureza, se baseou em experiências pessoais. Ele mencionou que se lembra de ter escrito a faixa na casa de seu pai em Liverpool. Além dessa maravilhosa canção, Paul também compôs diversas músicas em sua carreira solo para alertar sobre problemas ambientais, como "Despite Repeated Warnings" de 2018.


5. ‘Is This The World We Created’ - Queen

Freddie Mercury afirmou que compôs “Is This the World We Created…?” junto com Brian May por conta da sensação impotente que sentia em relação ao estado do planeta terra. O vocalista do Queen explicou que ele e May estavam pensando na pobreza que ocorria em todo o mundo, e é por isso que a música surgiu como uma forma de mostrar que ele poderia fazer a sua parte. A canção, lançada em 1984, foi inspirada por uma notícia que ambos viram sobre o sofrimento das crianças africanas durante desastres naturais que resultaram em uma terrível fome. A música, que faz parte do álbum "The Works", foi tocada como bis em seu famoso show 'Live Aid' em 1985.


6. Sun is Shining – Bob Marley

Bob Marley faleceu em 1981, mas sua música continua sendo uma grande inspiração para aqueles que amam canções de protesto e se preocupam com o meio ambiente. A canção "Sun Is Shining" foi gravada pela primeira vez nos anos 60 e posteriormente apareceu no álbum "Soul Revolution Part II" em 1971. Embora tenha se tornado uma das canções mais populares do cantor de reggae, ela costumava ser pouco conhecida e raramente executada durante a vida de Marley. A essência da música é transmitir que o sol está brilhando, mas não esquece que as pessoas também estão sofrendo.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: PINK É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

TBT: 29 ANOS DE ‘O REI LEÃO’, UMA OBRA-PRIMA DA DISNEY

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dia mundial do meio ambiente

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.