Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Imagine... Um mundo sem John Lennon

Relembre a Jornada do Beatle que Transformou a Indústria Musical e Continua Influenciando Gerações

Placeholder - loading - Imagine... Um mundo sem John Lennon.Divulgação
Imagine... Um mundo sem John Lennon.Divulgação

Publicada em  

Em uma vida que chegou ao fim cedo demais, John Lennon, compositor, escritor, ativista e simplesmente um dos maiores músicos de todos os tempos, deixa um vazio. Mas podemos considerá-lo uma figura fundamental na história da música?

É difícil discordar desse título. Ele é indiscutivelmente uma estrela do rock, um dos mais icônicos do Reino Unido, ao lado de colegas de profissão notáveis como Sir Paul McCartney, David Bowie, Mick Jagger, Elton John e Freddie Mercury.

John Lennon.Divulgação
Toque para aumentar

Nascido em Liverpool em 09 de outubro de 1940 e tragicamente tirado de nós em dezembro de 1980, nunca saberemos o que mais John teria nos oferecido ao completar 40 anos. No entanto, sua discografia é tão significativa que podemos sentir seu talento, assim como suas conquistas.

A infância incomum de John Winston Lennon permeou toda a sua obra, especialmente em relação a sua mãe Julia, que foi obrigada a entregá-lo para ser criado por sua tia Mimi. Às vezes, ele se sentia deslocado, outras vezes, feliz, mas sua personalidade o tornou uma espécie de solitário que enfrentou dificuldades acadêmicas, apesar de seu óbvio talento para inglês e artes.

John desafiou a indústria musical, introduzindo sons peculiares que logo se tornaram parte do mainstream e, de fato, mudou a forma como a música era percebida. Sem os desafios artísticos que ele impôs ao status quo, é possível que os Beatles talvez nunca tivessem existido. Sua influência era tão vasta que é difícil acreditar que, no início de sua fama, ele tenha sido rotulado como entretenimento leve em uma época, o início dos anos 1960, em que as grandes gravadoras buscavam regularizar e homogeneizar a cultura jovem.

John era um compositor incrivelmente inteligente e complexo que trouxe nuances únicas às suas canções, introduzindo um nível de autobiografia em suas músicas desde o início. "Help" e "In My Life" são exemplos claros disso, desafiando a ideia convencional do idealismo pop.

Sua habilidade de escrita floresceu mesmo quando trabalhava em colaboração com McCartney, e essa genialidade transbordou para álbuns complexos como "Rubber Soul" e "Revolver", antes de apresentar uma geração global ao conceito de psicodelia em "Sgt. Pepper" e à vanguarda no álbum duplo "The Beatles".


Durante sua carreira com o Plastic Ono Band, sua perspicácia crítica se aprofundou ainda mais. O aspecto vanguardista se tornou mais evidente no "Wedding Album" (1969), que John e Yoko gravaram durante os chamados 'Bed-Ins' que acompanharam sua lua de mel pública.

No entanto, seu álbum de estreia solo em estúdio, "John Lennon/Plastic Ono Band" (1970), após a separação dos Beatles, revelou um John em profunda dor. Apesar de sua própria angústia, este álbum contém algumas das músicas mais essenciais de John.

Este álbum é uma introdução ao seu trabalho pós-Beatles. A nova década encontrou Lennon em seu estado mais amargo, e é impossível destacar faixas, pois todas são significativas. "Mother" é um relato doloroso de sua infância, enquanto "Working Class Hero" expressa suas críticas à sociedade britânica. "Isolation" e "God" exploram uma profundidade espiritual que transcende sua própria psicologia e reflete o artista lidando com questões de religião e fama. Mesmo em seus momentos mais sombrios, Lennon oferece uma perspectiva reflexiva e intelectual profunda.

Em 11 de outubro de 1971, John lançou "Imagine", cuja faixa-título teve um impacto imenso, levando o álbum ao topo das paradas. No entanto, esta é apenas uma das muitas músicas valiosas do álbum. Canções como "Jealous Guy" e "Oh Yoko!" revelam o lado complexo e romântico de Lennon, com esta última se tornando uma de suas canções mais amadas.

Neste projeto, ele também criou um de seus hinos políticos mais significativos: "Gimme Some Truth". Lennon criticou vigorosamente os políticos em uma entrevista no Teatro Nacional em 1968, e suas palavras ressoam até hoje.


Até hoje, compositores são atraídos pela maneira como Lennon falava sobre o amor. Parafraseando o próprio homem: "Imagine que não há John Lennon". É impossível. Optamos por honrar sua memória através de sua música.

Veja também:

TBT: HÁ 50 ANOS, ELTON JOHN LANÇAVA

LANÇAMENTOS DE OUTUBRO: 5 ÁLBUNS IMPERDÍVEIS QUE VÊM AÍ

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. imagine um mundo sem john …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.