Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Paul McCartney usa Inteligência Artificial em nova música dos Beatles

Músico busca finalizar uma antiga demo de John Lennon com a tecnologia

Placeholder - loading - Paul McCartney.Divulgação
Paul McCartney.Divulgação

Publicada em  

Uma nova canção dos Beatles está por vir! Paul McCartney “reuniu” os Beatles com a ajuda de inteligência artificial. No entanto, para esclarecer, McCartney não fez o computador gerar alguma imitação da voz de John Lennon e/ou George Harrison, e depois moldou isso com Ringo Starr.

Em vez disso, McCartney explicou à BBC que a tecnologia foi usada para "extrair" os vocais de Lennon de uma antiga demo, que posteriormente foi inserida para completar a música. Essa montagem foi feita com a assistência de Peter Jackson, utilizando a mesma tecnologia de mixagem baseada em IA que foi essencial para o documentário dos Beatles de três partes, "Get Back".

Uma das maravilhas do filme foi a capacidade do cineasta e sua equipe de isolar e separar vozes e instrumentos individuais uns dos outros. Com as fitas originais, eles conseguiram recuperar e restaurar uma infinidade de conversas e performances. A mesma tecnologia também foi usada na reedição do álbum "Revolver" no ano passado.

A faixa em questão faz parte de uma fita cassete que Lennon gravou antes de sua morte em 1980. Nos anos 90, Yoko Ono deu a fita para McCartney, que continha várias músicas, como "Free as a Bird" e "Real Love". Essas músicas foram arranjadas pelo restante da banda e incluídas como "músicas de reunião" na compilação "The Beatles Anthology".

Embora a nova música também tenha sido uma das escolhidas na época, McCartney revelou posteriormente que Harrison se recusou a trabalhar nela devido à qualidade distorcida dos vocais de Lennon. Agora, usando essa nova ferramenta, Paul e Jackson decidiram criar "o último disco dos Beatles". "Ele foi capaz de extrair a voz de John de um pequeno trecho da fita cassete - que continha a voz de John e um piano - e separá-los com o uso da IA. Eles informaram à máquina: 'Isso é uma voz, isso é um violão, remova o violão'. E assim foi feito. Portanto, há ótimas aplicações para essa tecnologia", disse Paul.

O Beatle revelou que pretende lançar a música ainda este ano, mas ainda não anunciou uma data oficial. O título da música também não foi revelado, embora seja altamente provável que seja a música inacabada de Lennon de 1978, "Now and Then".

Sobre a produção, o Beatle comentou: "Conseguimos obter a voz de John e torná-la pura usando essa IA. Então, pudemos mixar o álbum como faríamos normalmente. Portanto, há um lado bom e um lado assustador - teremos que ver onde isso nos leva". No entanto, mesmo com essa preocupação sobre o que ela pode se tornar, o cantor parece ansioso para finalizar a música.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: ALANIS MORISSETTE É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

TBT: HÁ 61 ANOS, INICIAVA-SE A HISTÓRIA DOS BEATLES COM ABBEY ROAD

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. paul mccartney usa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.