Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todos os Artistas.

    Dua Lipa

    Por antena 1

    news single img

    Nascida no dia 22 de agosto de 1995, em Londres na Inglaterra, Dua Lipa é filha de pais refugiados. Seu pai, Dukagjin Lipa, hoje é gerente de marketing e atuou como vocalista de uma banda chamada Oda. Já sua mãe, Anesa Lipa, trabalha como executiva de turismo.

    O primeiro nome da cantora, Dua, é a palavra albanesa para amor. Ela possui dois irmãos mais novos, uma irmã chamada Rina Lipa e um irmão de nome Gjin Lipa

    Seus pais deixaram a cidade de Pristina, capital de Kosovo, durante a Guerra Civil da Iugoslávia na década de 1990 e se refugiaram para a capital inglesa.

    Quando Dua nasceu, seus pais trabalhavam em bares e cafés da cidade como garçons. Em 2008, foi decretada a Independência do Kosovo, seus pais decidiram retornar para Pristina. Porém, aos 15 anos, ela decidiu voltar para Londres com a intenção de construir uma carreira musical. Já em 2011, começou a realizar trabalhos como modelo.

    Dua cresceu ouvindo as canções de seu pai e quando completou 14 anos, lançou diversos covers de suas musicas favoritas em seu canal do Youtube. Ela interpretava de cantores que eram considerados ícones, como Nelly Furtado e Christina Aguilera.

    No ano de 2015, Lipa assinou um contrato com a gravadora Warner Music, além de iniciar seus trabalhos para estrear seu primeiro disco. Em agosto do mesmo ano, lançou seu single “New Love”, produzido por Emile Haynie e Adrew Wyatt. Seu segundo single, a música “Be the One”, foi mostrado ao público em outubro de 2015 e atingiu o top 10 em charts em diferentes países da Europa, como Alemanha e Bélgica.

    O videoclipe da faixa já possui mais de 450 milhões de visualizações no YouTube. A artista disse que a música “Be The One” foi a única faixa do álbum que não escreveu, mas que não poderia descarta-la, pois é uma de suas favoritas.

    Lipa descreve seu estilo musical como “pop sombrio” e também possui influencias do hip hop em suas canções. Em novembro de 2015, ela foi considerada uma das artistas mais promissoras no mundo da música pela BBC e foi indicada ao prêmio Sound of...2016. Dua também foi considerada uma das maiores artistas revelação de 2016 no meio musical pela MTV. Sua primeira turnê pelo Reino Unido teve início em janeiro de 2016.

    Em fevereiro de 2016 divulgou seu terceiro single, a canção “Last Dance” e logo depois, em maio, “Hotter Than Hell”, a qual chegou ao top 15 do UK Charts. Já em agosto veio o lançamento de “Blow Your Mind (Mwah)”, música que se tornou sua primeira entrada na parada Hot 100, da Billboard norte-americana. Em novembro de 2016 o rapper jamaicano Sean Paul lançou o single “No Lie” que conta com a participação da artista.

    Seu álbum de estreia auto-intiludado foi apresentado no dia 2 de junho de 2017 e ficou em quinto lugar na parada de álbuns do Reino Unido. “New Rules” foi o sétimo single divulgado e atingiu o topo da parada oficial do Reino Unido. A faixa “Homesick” introduzido em dezembro de 2017, contou com a participação do cantor Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay, porém os vocais acabaram não sendo creditados.

    Chegando em 2018, Dua anunciou através das redes sociais que ela começou a trabalhar em novo material pelo seu segundo álbum. Neste caso, ela estava elaborando um projeto com o cantor britânico MNEK na composição de “IDGAF” e na faixa “High” com o DJ Whethan, que está presente na trilha sonora do filme Cinquenta Tons de Cinza.

    Já em setembro, Lipa anunciou que lançaria uma reedição do seu álbum de estreia com o nome Dua Lipa: Complete Edition incluindo três músicas; “Want To”, “Running” e “Kiss And Make Up” uma parceria com o grupo feminino sul-coreano Black Pink, além de inserir as faixas “Scared To Be Lonely”, “One Kiss”, “No Lie” e “Eletricity”, que teve a colaboração recente de Dua com o duo Silk City, formado por Diplo e Mark Ronson, publicada em 6 de setembro. Dua adicionou também a participação na faixa “If Only” com o tenor italiano Andrea Bocelli, presente em seu álbum Si.

    Em 2019, no mês de outubro, Lipa divulgou um teaser de seu novo single “Don´t Start Now”, para seu futuro segundo álbum de estúdio Future Nostalgia. Ele acabou sendo lançado no dia 27 de março de 2020 e recebeu críticas positivas da mídia especializada e pelos fãs.

    O disco apresenta estilos sonoros inspirados nas décadas de 1970,80 e 90 contendo influencias de música disco, synthpop, eletropop, new wave, funk e EDM.

    A artista criou a Sunny Hill Fundation com seu pai para financiar diversos projetos sociais em seus país de origem, Kosovo. Ela mesma organizou o seu próprio festival para arrecadar fundos para a nova instituição, chamado SunnyHill Festival, onde também atuou.

    O presidente da Câmara de Pristina, Shpend Ahmeti atribuiu então a Lipa, a chave da capital pela primeira vez. Kosovo recebe o festival pelo segundo ano consecutivo em 2019, com Miley Cyrus como uma das artistas interpretes e executantes.

    Desde 2016, Lipa namorava o chef de cozinha e modelo inglês Isaac Carew. Eles terminaram o relacionamento em 2017, mas chegaram a reatarem até separarem de vez. Atualmente, Dua namora o modelo Anwar Hadid, irmão mais novo das modelos Bella Hadid e Gigi Hadid.

    Possui 15 tatuagens, incluindo uma homenagem a Sunny Hill, bairro em que cresceu em Kosovo.

    Até novembro de 2019, a artista apoiou o Labourist Party em eleições gerais no Reino Unido do mesmo ano. Ela foi contra políticas tanto do Partido Trabalhista como do Conservador em várias questões, em um post do Instagram, ela escreveu que estas eram as eleições mais importantes de uma geração, exortando as pessoas que votariam no Partido Trabalhista.

    Em marco de 2020, ela apoiou Bernie Sanders como candidato do Partido Democrático dos EUA para as Eleições Presidenciais daquele ano. 

    Acesse também

    Músicas deDua Lipade nossa programação
    com letra, tradução e mais...

    1. Home
    2. artistas
    3. dua lipa

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.