Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

100 anos dos famosos ursinhos de goma Haribo

Vendidas em mais de 100 países, as primeiras "Gummibärchen" foram produzidas em 1920 no quintal da casa da família Riegel, em Bonn, na Alemanha. Conheça a história dos famosos ursinhos de goma da Hari

Publicada em  

Transcrito:

Local: Bonn, Alemanha, 20 de janeiro de 2021

Quem não conhece esses ursinhos de goma? Eles não são mais tão jovens assim: Em 2020, a Haribo completa 100 anos. As primeiras guloseimas foram produzidas em 1920 em uma pequena lavanderia, e as entregas eram feitas em bicicletas.

O nome do fundador e da cidade, Hans Riegel Bonn, deram origem ao nome “Haribo”.

“A cidade de Bonn sempre cheirava a alcaçuz ou a Gummibarchen, ursinhos de goma. Eu sou de Bonn e quando era criança coletávamos castanhas para o dono da fábrica. Ele tinha animais silvestres em algum lugar e queria as castanhas para alimentá-los. Em troca recebíamos balas de alcaçuz ou de goma.”

As primeiras, chamadas de “Ursinhos Dançantes”, eram feitas de goma de fruta. Em 1960, surgiram os “Ursinhos de Ouro”, que se tornaram sucesso mundial. Atualmente a Haribo é líder mundial do mercado de balas de gelatina e alcaçuz e produz 160 milhões de balas por dia.

Mas também existem críticas que rondam a empresa familiar. Alguns fornecedores foram acusados de exploração animal: Eles fornecem pele de porco para a fabricação de gelatina usada na bala. Outro problema para a Haribo foi a peste suína na África, que causou um aumento dos preços em 2020.

Duas redes de supermercados deixaram de vender produtos da Haribo no verão europeu. Também houve uma polemica a respeito do possível fechamento da fábrica no estado da Saxônia, uma das cinco fábricas da Haribo na Alemanha.

De qualquer forma, a Haribo ainda é bem popular apesar do..ou graças ao alto teor de açúcar.

“Eu compro para os meus filhos. Definitivamente, não é a coisa mais saudável, já que contém muito açúcar. Mas acho que, de vez em quando, você deve se presentear com algo bom.”

“O alcaçuz é supostamente muito saudável. Claro que tem o açúcar...Dá para questionar se é saudável ou não. Acho que os ursinhos de goma não têm gelatina ou alguns são sem gelatina. Para a sensação de bem estar, com certeza, eles são muito saudáveis.”

“Sempre dentro dos limites. Não consumo em grandes quantidades e as crianças também. E elas respeitam: sempre comem em pequenas quantidades. Por isso, não acho tão ruim para a saúde.”

As guloseimas da Haribo estão presentes em mais de 100 países.

Veja também:

Bailarina Negra denuncia racismo no balé de Berlim.

Alemanha: Carmen ou Coronavírus: Ópera em tempos de Pandemia.

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 100 anos dos famosos ursinhos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.