Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

20 anos de “Parachutes”: Coldplay relança videoclipes em HD do álbum de estreia da banda

Lançada em 2000, obra já é a 20ª mais vendida do século XXI

Placeholder - loading - Coldplay/Photoshoot
Coldplay/Photoshoot

Publicada em  

Há exatos 20 anos, a banda britânica Coldplay estreava seu primeiro álbum de estúdio, “Parachutes”. Dono de faixas clássicas do grupo de rock alternativo como “Yellow” e “Shiver”, o disco foi um sucesso instantâneo nas paradas do Reino Unido e se tornou um dos mais vendidos na história da nação. Em 2019, a Official Charts Company – instituição que opera as paradas de singles e álbuns britânicos – foi além: mostrou que a obra já é a 20º mais vendida do século XXI.

Veja também:Coldplay é o artista da semana

Apesar do êxito comercial e dos elogios da crítica à época – o The Guardian descreveu o álbum como tendo “canções elegantes, guitarra clássica e uma linda voz cantando”; a NME o saudou como “incrível” para um disco de estreia –, “Parachutes” não é um dos favoritos de Chris Martin: “Sabemos que é terrível, e sempre tentamos pensar no que podemos fazer a seguir”, opinou em 2006 o vocalista da banda à Associated Press.

Hoje (10), no entanto, o papel que a produção desempenhou na trajetória do grupo foi lembrado em suas redes sociais: “Feliz aniversário para o álbum que nos trouxe à esta incrível aventura. Obrigado a todos vocês que se juntaram ao longo do caminho”, publicaram.

Na postagem, a banda também divulgou o relançamento em versão HD de “Yellow”, hit mais famoso do disco. O grupo já havia disponibilizado nos últimos dias edições remasterizadas das faixas “Shiver”, “Don’t” e “Trouble” em seu canal oficial no YouTube.

carregando Tweet...

Foi observando o céu noturno durante um intervalo de gravações no Rockfield Studios, em South Wales, que Martin teria inspiração para os primeiros versos de “Yellow” – “olhe para as estrelas…”. Quando voltou para a sala de estúdio, a cor amarela das páginas de uma lista telefônica em cima da mesa influenciariam a escolha do nome da composição, que foi indicada na categoria “Melhor Performance de Rock por um Duo ou grupo com Vocal” no Grammy Awards de 2002.

Chris chegou com uma nova música. Ele gostava de tocar coisas logo no início [do processo de criação]. Ele tinha alguns acordes de abertura, a primeira linha da letra. Foi bem engraçado: ele estava tocando em um violão e cantando, tentando soar como Neil Young”, disse o produtor Ken Nelson sobre a obra à revista The Independent.

Antes de “Parachute”, o grupo já havia lançado o EP independente "Safety", mas só cerca de 50 cópias foram feitas, já que o objetivo da produção era servir como demonstração para as gravadoras. Em abril de 99, anunciaram seu primeiro conjunto de canções, o “Brothers & Sisters” – também publicado de forma independente pelo selo Fierce Panda.

A obra faria a banda assinar um contrato com a gravadora Parlophone no início de 1999, pouco antes da divulgação do disco de estreia do grupo, que também contou com faixas lançadas no EP “The Blue Room” inaugurado no mesmo ano, como “Don’t Panic” e “High Speed”.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 20 anos de parachutes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.