alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    4 dicas para maximizar o descanso

    Especialista do exterior forneceu técnicas para a hora de dormir, que ensina aos atletas de grandes clubes do mundo

    Placeholder - loading - news single img

    1583

    Publicada em  

    Você já se perguntou como conseguir descansar ao máximo no tempo que está dormindo? Os esportistas de elite, muitas vezes, recebem orientações para serem capazes de fazer isso. Afinal, de contas, tal trâmite pode fazer uma grande diferença na vida deles.


    Uma publicação recente da rede BBC da Espanha trouxe à tona alguns conselhos do especialista no sono dos atletas, Nick Littlehales, que tem bastante expertise no assunto, e inclusive, já trabalhou com alguns dos maiores clubes de futebol, como, por exemplo, Manchester United. Confira:

    1. Pense em ciclos, não em horas

    Para Littlehales, a necessidade de dormir oito horas é um mito.

    ‘’Nosso sonho segue um ciclo natural de 90 minutos, à medida que passamos de um profundo NMOR a uma fase REM'', aponta.

    O crucial, segundo ele, é não interromper umas dessas fases, por isso, o ideal é dormir em base múltiplas de 90 minutos- podendo ser 7.5 horas, ou 6, por exemplo.

    O indicado é estabelecer uma hora para acordar regularmente e a partir daí calcular o tempo para trás. Por exemplo, se visa levantar 6 e meia da manhã, poderia ir para a cama às 2 horas da manhã, meia a noite e meia ou nove e meia da noite.

    2. "Períodos de recuperação controlada’’ no lugar da sesta

    Para ele, é importante levar em conta que descansar não significa sempre dormir. Por isso, a recomendação do gabaritado profissional é que o ser humano deixe de pensar na sesta e comece a falar de "períodos de recuperação controlada" o CRP, na sigla em inglês.

    "O CRP não tem relação com tirar uma soneca por um período e sim significa destinar 30 minutos para si próprio, sendo que é possível realiza-lo em qualquer lugar’’, coloca.

    De acordo Littlehales, durante esse ínterim, é possível fazer técnicas de relaxamento, meditação ou estar em um local silencioso, por exemplo.

    Muitos clubes de futebol reconhecem a relevância do descanso para seus integrantes e estão incorporando quartos com essa finalidade nos campos de treinamento.

    3. Busque uma cama grande

    Segundo a expertise do profissional do exterior, mesmo parecendo uma mudança pequena, modificar o local onde se dorme pode sim surtir efeito positivo. O conselho, nesse caso, é ter a maior cama possível que permite o seu quarto.

    4. Dormir em posição fetal e respirar pelo nariz

    "A melhor posição para dormir é a fetal, do lado oposto ao seu dominante, e durma sem travesseiro’’, adverte. E o ideal é respirar pelo nariz durante esse processo, pois respirar pela boca reduz a qualidade do sono e causa incômodos.

    1. Home
    2. noticias
    3. 4 dicas para maximizar o …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.