Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

5 canções que venceram o Globo de Ouro, mas não foram indicadas ao Oscar

Madonna, Mick Jagger, Prince e outros!

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação

Publicada em  

O tão aguardado 7 de janeiro de 2024 finalmente chegou! E com isso, a 81ª edição do Globo de Ouro, uma das premiações mais importantes da indústria cinematográfica, será televisionada ao redor do mundo. Nos últimos anos, o evento serviu como um esquenta para o Oscar, antecipando os principais candidatos de uma temporada e premiando os maiores nomes da produção artística internacional.

A título de curiosidade, 7 dos últimos 10 vencedores da categoria de Melhor Canção Original do evento também levaram a estatueta dourada da Academia para casa.

No entanto, vencer um Globo de Ouro não necessariamente garante uma indicação ao Oscar. Inclusive, grandes nomes da indústria musical, como Madonna, Prince, Mick Jagger venceram o Globo mas não foram elegíveis para compor as nomeações do Oscar em algumas ocasiões - seja por questões técnicas ou por simplesmente não receberem votos o suficiente.

De todo modo, a Antena 1 compilou 5 canções de grandes artistas que venceram a premiação em destaque, mas por algum motivo foram esnobadas do maior evento do cinema internacional. Confira:


  1. Old Habits Die Hard (Alfie) - Mick Jagger

“Alfie” é um clássico dos anos 60, que foi repaginado em 2004 pelo diretor Charles Shyer e protagonizado por Judie Law, o Dumbledore de“Animais Fantásticos”, uma franquia prequela de Harry Potter. No entanto, uma diferença notável entre os dois filmes é que em 1966, Burt Bacharach compôs a música tema do projeto para Dionne Warwick e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original.

em 2004, Mick Jagger juntou-se a David A. Stewart para compor a letra de Old Habits Die Hard para a trilha sonora do longa e venceu o Globo de Ouro. Contudo, a faixa não acompanhou o sucesso e a genialidade da obra-prima de Bacharach e, com isso, acabou não sendo indicada à mesma categoria pela Academia do Oscar.


2. Song Of The Heart (Happy Feet) - Prince

Prince é um dos maiores nomes da história da indústria musical e não à toa foi um artista premiado com um Oscar de Melhor Trilha Sonora. Em 1985, “Purple Rain”, disco composto para o filme homônimo dirigido por Albert Magnoli e protagonizado pelo próprio Prince, ficou 5 meses no topo do Billboard 200 e venceu a estatueta de Melhor Trilha Sonora Original da Academia.

Além disso, o projeto recebeu uma indicação ao prêmio-mor do Grammy (Álbum do Ano) e venceu dois gramofones dourados, incluindo o prêmio de Melhor Álbum de Trilha Sonora Original Escrito para um Filme ou Especial de TV.

Mas você sabia que até mesmo Prince não foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original? Pois é! Em 2007, com “Song Of The Heart”, canção escrita para a animação Happy Feet”, o astro do pop venceu o Globo de Ouro, foi indicado ao Grammy, mas não alcançou o tão almejado Oscar.


3. The Wrestler (The Wrestler) - Bruce Springsteen

Desde 1962, quando a categoria de Melhor Canção Original foi inaugurada pelo Globo de Ouro, 12 canções venceram o prêmio e não foram sequer mencionadas entre os indicados ao Oscar. No entanto, dependendo do desenrolar da cerimônia desta noite, a lista poderá receber mais uma faixa.

Afinal, a música “Addicted to Romance”, de Bruce Springsteen, está concorrendo ao Globo deste ano, embora não tenha sido indicada ao Oscar. Caso o evento pouco provável seja concretizado, Bruce se tornará o único vencedor de dois Globos esnobados do Oscar.

Em 2008, edição em que Academia nomeou apenas 3 canções ao prêmio de Melhor Canção Original, a música que carregou o nome do filme “The Wrestler” não esteve entre elas. Mesmo assim, na ocasião, Bruce chegou próximo ao Billboard Hot 100, venceu o Globo e garantiu uma indicação ao Grammy de Melhor Canção Escrita para Mídia Visual.


4. You Haven’t Seen The Last Of Me (Burlesque) - Cher

Em “Burlesque”, Cher e Christina Aguilera foram reunidas para compor uma das trilhas sonoras mais emblemáticas dos últimos anos. Com isso, o filme emplacou diversas faixas icônicas, incluindo “You Haven’t Seen The Last Of Me”, canção escrita por Diane Warren e cantada por Cher ao longo do filme.

No entanto, nem mesmo a compositora 14 vezes indicada ao Oscar de Melhor Canção Original [Warren] conseguiu garantir votos o suficiente da Academia. Sendo assim, a música venceu o Globo, foi indicada ao Grammy, mas novamente não chegou aos indicados ao Oscar.


5. Masterpiece (W.E) - Madonna

Embora Madonna tenha vencido o Oscar duas vezes em sua carreira, conquistar uma indicação por “Masterpiece” talvez tivesse um gostinho especial para a sua carreira. Afinal, em 2012, além de performar a canção, a rainha do pop também escreveu o roteiro, dirigiu e produziu o longa “W.E”.

No entanto, na edição em que a faixa disputaria o Oscar, a Academia indicou o menor número de canções à categoria de Melhor Canção Original [2]. Além disso, por questões técnicas, a faixa não foi elegível à premiação e teve que contentar-se com “apenas” um Globo de Ouro.

Veja também:

NOVO ÁLBUM DE ARIANA GRANDE?

SELENA GOMEZ FLERTA COM APOSENTADORIA DA INDÚSTRIA MUSICAL

Imagem de conteúdo da notícia "5 canções que venceram o Globo de Ouro, mas não foram indicadas ao Oscar" #1
Toque para aumentar

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 5 cancoes que venceram o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.