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    5 formas de aumentar seu potencial mental

    Rede britânica separou certos conselhos que podem ajudar o ser humano nessa tarefa

    Por Larissa Valença

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    A BBC fez uma listagem com dicas de como maximizar a capacidade da mente. Tendo em vista que com o passar dos anos, ao envelhecer, a memória e outras funções cognitivas, como o raciocínio, são impactadas e começam a falhar. Mas, a grande questão é que o cérebro pode se reconfigurar. 

    1. Faça exercícios

    Segundo especialistas, é verdade que o cérebro cresce a medida que o ser humano pratica exercício. Então, o ideal é realizar atividades físicas.

    E se isso for feito ao ar livre, melhor ainda. A gama de benefícios será maior, incluindo a absorção de mais vitamina D.

    A recomendação dos profissionais do exterior é fazer as atividades, enquanto explora um novo ambiente, por exemplo.

    2. Memorizar em movimento

    Essa ferramenta é amplamente difundida por atores e reconhecida por pesquisas. Se a intenção é memorizar algo, como palavras, o recomendado é fazer isso, enquanto se movimenta, dessa forma, é mais provável que a informação seja retida.

    3. Escute música

    As canções são capazes de estimular o cérebro de um modo único.

    Quando você olha as imagens cerebrais de alguém que está ouvindo alguns sons ou até mesmo tocando algum instrumento musical, dá para ver nitidamente as partes do órgão ativas.

    É possível que a música reforce a cognição geral. Além disso, a memória musical, por exemplo, é a última a sumir em casos de demência.

    4. Estudar e dormir

    O sono é um fator imprescindível para a memória. Se alguém aprende algo novo ao longo do dia, é formado uma conexão cerebral entre uma célula nervosa e outra. E ao dormir, essa conexão é firmada, de modo que, a informação é convertida em memória.

    A dica, se você fará um teste, é: tente repassar o conteúdo estudado, na hora que for dormir.

    5. Levante da forma correta

    Despertar de forma correta pode ajudar a melhorar o nível mental durante o dia. O recomendado é dormir em um quarto escuro e ao levantar a luz deve ir se intensificando pouco a pouco, como ocorre com o amanhecer.

    Tal luminosidade penetra através das pálpebras fechadas, preparando o órgão para ter uma melhor resposta  ao despertar do cortisol. Aliás, a quantidade desse hormônio no organismo quando alguém levanta, influi na forma que o cérebro vai atuar durante o dia.

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