Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A demanda por pilotos de avião tem aumentado, segundo estudos

Segundo previsões, essa área não deve sofrer com a escassez de emprego.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "A demanda por pilotos de avião tem aumentado, segundo estudos"

Publicada em  

Segundo a Organização da Aviação Civil Internacional, serão necessários cerca de 620 mil novos profissionais para pilotar aviões comerciais nos próximos 15 a 20 anos. Estamos voando mais do que nunca, e a tendência é que voemos ainda mais.

De acordo com dados do Banco Mundial, cerca de 311 milhões de pessoas viajaram de avião em 1970. Já em 2010, esse número alcançou a marca de 2,6 bilhões. A estimativa é que, até 2036, esse número chegue a quase 8 bilhões.

E para acompanhar a demanda, serão precisos mais profissionais na área da aviação, sobretudo pilotos. "O desequilíbrio criou uma 'tempestade perfeita', e essa escassez vai ficar ainda pior", escreveu o professor assistente de engenharia mecânica e aeroespacial da Universidade de West Virginia, nos EUA, em artigo publicado em julho pelo site de notícias acadêmicas The Conversation.

O aumento significativo da demanda por viagens aéreas foi impulsionado, principalmente, pela região da Ásia-Pacífico. Apenas, na China, 549 milhões de pessoas cruzaram os céus em 2017 – o dobro do registrado cinco anos antes. A última edição de um relatório anual publicado pela fabricante americana de aeronaves Boeing estima que a região precisará de 260 mil pilotos extras até 2037.

Outro fator que traz preocupação é que a geração atual desses profissionais está cada vez mais velha. Um estudo feito pela CAE, fabricante de simuladores de voo, apontou que, em 2016, a proporção de profissionais com mais de 50 anos correspondia a quase metade do efetivo disponível - a idade obrigatória para aposentadoria de pilotos geralmente varia entre 60 e 65 anos em todo o mundo.

Vários países decidiram alterar, no entanto, o limite de idade como forma de atrasar a aposentadoria de pilotos experientes.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a demanda por pilotos de aviao

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.