Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A-Ha é o artista da semana!

A banda é reconhecida mundialmente como uma das maiores de todos os tempos

Placeholder - loading - A-Ha – Photoshoot/Divulgação
A-Ha – Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

O trio, A-Ha composto pelo vocalista Morten Harket, o guitarrista Paul Waaktaar e o tecladista Magne Furuholmen, foi formado em 1982, na cidade de Oslo, Noruega, mas em pouco tempo migrou para Londres, com intuito de fazer carreira na música. O nome da banda surgiu de uma música chamada “A-Ha”, que Morten encontrou em um livro de canções de Paul e a justificativa para adotá-lo foi de que os rapazes queriam um nome curto e de fácil memorização.

Veja também: Take On Me do AHA atinge 1 bilhão de views!

Inicialmente o grupo foi rejeitado por várias gravadoras, até que após algumas reuniões, conseguiram firmar um acordo com a Warner Bros. Records, através da ajuda do músico John Ratcliff e do empresário Terry Slater. O primeiro single da banda foi o memorável “Take On Me”, que após várias regravações e dois lançamentos fracassados, tornou-se um hit mundial, vendendo 1,5 milhões de cópias no mundo todo em apenas um mês e conquistando o terceiro lugar na Billboard Hot 100.

Atualmente o single já vendeu entre 6 e 7 milhões de cópias no mundo afora. Nos Estados Unidos o famoso videoclipe exibido pela MTV, contribuiu para impulsionar as vendas. Para o vídeo foi utilizada uma combinação de esboço de animação conhecida como "rotoscopia", na qual primeiramente as cenas são filmadas e depois, cada quadro é desenhado a mão para dar o efeito de desenho animado. O videoclipe fez tanto sucesso que em 1986, venceu seis categorias no MTV Video Music Awards e foi indicado para o American Music Awards como Melhor Vídeo do Ano.

Outra música de destaque do álbum de estreia "Hunting High and Low", foi "The Sun Always Shines on TV". A canção chegou à 20ª posição na Billboard Hot 100 e foi o último single da banda a figurar no Top 40. Além disso, o videoclipe feito para a faixa também venceu duas categorias no MTV Video Music Awards, de 1986. Tais sucessos garantiram uma indicação da banda ao Grammy. O segundo álbum do grupo, "Scoundrel Days", foi lançado em 1986 e traz os hits "Cry Wolf", "I’ve Been Losing You", "Maybe Maybe" e "Manhattan Skyline". Em 1987, a banda realizou uma grande parceria, lançando a música “The Living Daylights”, tema de 007 Marcado para Morte, sucesso que alcançou o quinto lugar no topo das paradas britânicas.

O terceiro álbum do grupo, "Stay on These Roads", chegou em 88 e emplacou nada menos que 5 hits, a própria faixa-título, "The Blood That Moves the Body", "Touchy!", "There’s Never a Forever Thing" e "You Are The One". "Stay on These Roads" é o início para o anúncio do disco "East of the Sun West of the Moon", de 90, este traz uma sonoridade diferente dos anteriores e foi nessa fase que a A-Ha entrou para o Guinness Book, após colocar 198.000 pessoas no Maracanã em seu show memorável no Rock In Rio, de 1991.

O oitavo single do álbum, "I Wish I Cared" foi um dos primeiros vídeos musicais totalmente pensados para Web a serem disponibilizados.O disco alcançou o status de platina, após vender 1,5 milhões de cópias e gerou 4 singles. Em 2001 o grupo fez uma aparição de retorno no Nobel da Paz, apresentando a música "Differences". Logo em seguida eles lançaram o álbum subsequente, alcançando platina na Noruega e produzindo dois hits, "Forever Not Yours" e "Lifelines".

Em 2004, foi publicado um livro intitulado "The Swing of Things", que também apresentava um CD com material de demonstração inicial. Nesse ano, o A-ha comemorou seu vigésimo aniversário com o lançamento de uma nova coleção de singles, "The Definitive Singles Collection". Esta compilação os trouxe de volta ao Top 20 Album Charts do Reino Unido, onde alcançou o número 13.

Em 2018, foi lançada uma versão acústica de “Take On Me” que foi incluída no filme Deadpool 2. No dia 29 de outubro de 2019, o A-ha iniciou sua turnê "Hunting High and Low" em Dublin que se estenderia até este ano e teria inclusive shows no Brasil, mas infelizmente teve que ser cancelada em função da pandemia do novo coronavírus. Felizmente você pode continuar curtindo grandes sucessos da banda em nossa programação! Ficou curioso e quer saber mais sobre a banda? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista, clicando aqui!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a ha e o artista da semana

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.