Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A História dos Lendários Estúdios: Capitol Records e Abbey Road

Os locais de gravação são quase tão renomados quanto os músicos que os frequentavam

Placeholder - loading - A História dos Estúdios de Música Mais Lendários.Divulgação
A História dos Estúdios de Música Mais Lendários.Divulgação

Publicada em  

Quem ama música, sabe que o estúdio diz muito de uma obra. E claro, no cenário internacional, alguns nomes dos estúdios icônicos – Sun, Muscle Shoals, Motown, Electric Lady, Trident, Sunset – tornaram-se tão proeminentes quanto os artistas que geraram obras-primas nesses locais. Estúdios de gravação são mais que apenas estruturas físicas para músicos. Os Rolling Stones homenagearam o Chess Records Studio em uma música, enquanto o Sonic Youth reconheceu o Echo Canyon Studios de Nova York no título de seu 12º álbum, "Murray Street", em homenagem a um local crucial para o seu sucesso.

O cenário musical contemporâneo seria inimaginável para os executivos da OKeh Records há um século. Contudo, o que todos os estúdios de gravação têm em comum é a radical transformação proporcionada pela tecnologia. A adaptação é crucial para a sobrevivência na era digital. Artistas da Universal Music têm acesso a estúdios modernos em Londres, equipados com ferramentas de criação musical de última geração. Niall McMonagle, gerente do Windmill Lane Recording Studios da Irlanda, afirma que "no laptop, você pode ter mais poder do que os Beatles ou o Queen jamais tiveram gravando em Abbey Road ou em qualquer outro lugar, elevando o padrão".

O impulso de gravar não é novo, remontando à década de 50, quando pessoas usavam cabines telefônicas para gravar suas vozes diretamente em discos fonográficos. A distinção crucial dos melhores estúdios de gravação é a singularidade do som, tornando-os indispensáveis no processo de criação de músicas excepcionais. As limitações do analógico geraram uma criatividade selvagem, e parte do jazz gravado nos anos 50 permanece entre as músicas mais bem gravadas da história. Howard Massey, engenheiro e autor de "The Great British Recording Studios", destaca que "poucas pessoas hoje sentem a necessidade de entrar em um estúdio profissional, o que é um equívoco. Existem poucos artistas na história com a capacidade de se auto-produzir e avaliar objetivamente o próprio trabalho".

Nesta matéria vamos relembrar e destacar a importância de dois estúdios cruciais para a indústria fonográfica Capitol Records e Abbey Road Studios.


"As Pessoas Tocam Melhor na Capitol Towers"

Em 1955, no mesmo ano em que Elvis Presley deixou a gravadora Sun, a Capitol Records concluiu sua obra: a Capitol Tower, um edifício de 13 andares que se destaca como um dos mais icônicos de Los Angeles. Projetada por Louis Naidorf, a torre, que se assemelha a uma pilha de discos, ficava ao lado de um prédio que piscava "The Broadway Hollywood” todas as noites.

Capitol Records.Divulgação
Toque para aumentar

No interior, Michael Rettinger foi pioneiro em desenvolver técnicas acústicas de ponta usadas no primeiro disco produzido lá: "Frank Sinatra Conducts Tone Poems of Color". Ao longo da década seguinte, o estúdio testemunhou o registro de sucessos de artistas como Peggy Lee, Nat e Glen Campbell. Além disso, foi palco para clássicos do ABBA, Bee Gees, Duran Duran, Pet Shop Boys, Pink Floyd, Queen, The Righteous Brothers, Rod Stewart e Tina Turner.

A Capitol Tower era reconhecida por suas "câmaras de eco", integradas a um bunker subterrâneo de concreto projetado pelo lendário guitarrista e engenheiro de som Les Paul para aprimorar a reverberação. Essas câmaras contribuíram fundamentalmente para o som do clássico "Good Vibrations" dos Beach Boys, e, como afirmava o produtor Phil Ramone: "As pessoas tocam melhor na Capitol Towers".


Abbey Road: O Lar dos Beatles

O Reino Unido abrigou vários estúdios de gravação notáveis, incluindo o Sarm West em Notting Hill (Led Zeppelin, Bob Marley, Band Aid); Britannia Row em Islington (Pink Floyd, Squeeze, Joy Division) e Olympic Studios em Barnes (The Rolling Stones, Jimi Hendrix). Contudo, nenhum deles se compara ao significado histórico dos Abbey Road Studios em St. John's Wood.

Abbey Road Studios.Divulgação
Toque para aumentar

Paul McCartney descreveu o Abbey Road, antigo EMI Studios, como "o melhor estúdio do mundo", destacando sua "profundidade e tradição". Adquirido pela Gramophone Company em 1931, o prédio foi usado pela primeira vez para música. Embora os Beatles sejam inseparáveis do Abbey Road, também foi palco das gravações de "The Dark Side Of The Moon" do Pink Floyd, o álbum de estreia homônimo do Duran Duran e, mais recentemente, faixas da Lady Gaga e Ed Sheeran.

Os Beatles realizaram seu primeiro teste de gravação com George Martin em junho de 1962 no Abbey Road, ficando impressionados com as instalações. Os três estúdios possuíam tetos altos e uma acústica incrível, e o Fab Four gostava de explorar o depósito, que abrigava uma variedade de instrumentos de percussão. Abbey Road possuía personalidade, desde os tapetes indianos nos pisos até a ampla escadaria de madeira.

Para a música "Yellow Submarine", o produtor Geoff Emerick colocou John Lennon e companhia em uma das câmaras de eco para recriar o som de um submarino. Essa câmara, com apenas um metro de altura e paredes pingando água, proporcionou o efeito desejado.

Os Beatles inovaram constantemente com feedback, técnicas de microfone e gravação reversa. Os engenheiros de som talentosos do Abbey Road foram fundamentais para concretizar suas visões musicais, e a sala de controle no topo da escada foi apelidada por McCartney como "onde moravam os adultos".

Nessa época, as bandas tinham tempo para criar álbuns em um ritmo descontraído, já que a EMI, proprietária dos estúdios, oferecia meses para a gravação de músicas. A produção de "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band" entre novembro de 1966 e abril de 1967 consumiu aproximadamente 700 horas de trabalho. Essa abordagem revolucionária de continuar gravando até a conclusão do álbum, em vez de alugar o estúdio por alguns dias, ajudou a redefinir "o estúdio como um instrumento", como afirmou o produtor Martin: "Você está pintando com som".

E quando a banda inglesa foi fotografada em agosto de 1969, atravessando a faixa de pedestres em St. John's Wood, para a capa do álbum "Abbey Road", estavam celebrando um edifício fundamental em sua jornada musical. Apesar disso, os músicos britânicos ainda buscavam o "som americano", influenciados pelos estúdios de gravação nos EUA. McCartney frequentemente solicitava aos executivos do Abbey Road que buscassem um som mais característico das produções da Motown, enfatizando a importância de um som de baixo mais rico do que os estúdios britânicos podiam oferecer. Mas, como um todo, a história do estúdio Abbey Road se entrelaça com a ascensão dos Beatles, tornando-o um dos estúdios mais célebres do mundo.

Veja também:

A INCOMPARÁVEL DIONNE WARWICK

ANTENA 1 TE DÁ UMA ALEXA DE NATAL  


Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a historia dos lendarios …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.