Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A presença do smartphone pode reduzir a capacidade cerebral das pessoas

Experimentos comprovaram que não importa se o celular está ligado ou não, basta que ele esteja à vista.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "A presença do smartphone pode reduzir a capacidade cerebral das pessoas"

Publicada em  

Pesquisadores americanos fizeram uma revelação preocupante sobre os smartphones: em experimentos, eles descobriram que a presença do aparelho reduz significativamente a capacidade cerebral das pessoas. E não importa se o celular está ligado ou não, basta que ele esteja à vista.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade do Texas pediram para os participantes responderem a um teste que exigia boa memória e raciocínio rápido. Antes de iniciar o experimento, alguns voluntários foram designados para colocar seus smartphones no bolso, em outro quarto ou em cima de uma mesa com a tela para baixo.

No final desse teste, os cientistas notaram que os participantes que deixaram seus celulares em outro quarto tiveram resultados mais positivos do que aqueles que deixaram os dispositivos fisicamente próximos a eles;

Os participantes identificados como viciados em seus smartphones ainda foram divididos em dois grupos: extremamente dependentes e dependentes. Ambos precisaram realizar os mesmos testes cognitivos, só que os voluntários do primeiro grupo precisaram desligar os celulares.

Os usuários extremamente viciados mostraram um desempenho muito pior nos testes do que seus pares menos dependentes quando mantiveram os dispositivos na mesa, no bolso ou em uma bolsa. Mas quando o smartphone foi colocado em outra sala, todos os voluntários, independentemente do grau de dependência, tiveram bons resultados nos testes de capacidade cognitiva.

“Vemos uma tendência linear que sugere que à medida que o smartphone se torna mais visível, a capacidade cognitiva disponível dos participantes diminui”, explica Adrian Ward, um dos autores do estudo. Segundo ele, a ação de não pensar em seu smartphone (mesmo que inconscientemente) também exige que o cérebro trabalhe. “É uma fuga de cérebros”, finaliza.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a presenca do smartphone pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.