Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ações europeias encerram sequência de quatro semanas de alta com vendas em tecnologia e Oriente Médio

Ações europeias encerram sequência de quatro semanas de alta com vendas em tecnologia e Oriente Médio

Reuters

10/07/2026

Placeholder - loading - Bolsa de Frankfurt  10 de julho de 2026.  REUTERS/equipe
Bolsa de Frankfurt 10 de julho de 2026. REUTERS/equipe

Por Tharuniyaa Lakshmi e Niket Nishant

10 ​Jul (Reuters) - As ações europeias encerraram nesta sexta-feira uma sequência de quatro semanas de altas, pressionadas pelas perdas nas ações do setor de tecnologia e pelo ressurgimento das tensões no Oriente Médio.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou a sexta-feira praticamente estável e registrou queda de 1,8% durante a semana, à medida que os investidores reduziram as expectativas de que o choque no abastecimento de energia seja amenizado ⁠em ⁠breve. Os Estados Unidos e o ​Irã ‌trocaram ataques, enquanto Washington reimpôs sanções ao petróleo iraniano.

A cúpula da Otan na Turquia acrescentou mais uma camada de incerteza, já que o presidente dos EUA, Donald Trump, chamou ⁠a Espanha de “parceiro terrível” e ameaçou interromper o comércio com ​o país, antes de suavizar sua retórica mais tarde.

Em conjunto, ​os acontecimentos da semana destacaram que ‌os riscos geopolíticos ​continuam sendo ⁠um fator importante na formação do sentimento dos investidores.

“Havia uma certa complacência de que a guerra não fosse mais um problema. E fomos ​lembrados nesta semana de que, na verdade, ela ainda é um problema”, disse Marta Norton, estrategista-chefe de investimentos da Empower Investments.

Uma rotação contínua, com saída das gigantes globais do setor de ​tecnologia e entrada em outras áreas do mercado, também pesou sobre o sentimento conforme os investidores buscavam diversificação além dos beneficiários mais óbvios da IA.

O setor de tecnologia registrou queda de 1,3% na sexta-feira e de 1,8% na semana. A Soitec e a ASML caíram 5,9% e 2,1%, respectivamente, no dia.

Em LONDRES, o índice Financial ​Times avançou 0,24%, a 10.497,29 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,20%, ‌a 25.067,09 pontos.

Em PARIS, o ⁠índice CAC-40 ganhou 0,15%, a 8.338,97 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,44%, a 52.614,17 pontos.

Em MADRI, o índice ⁠Ibex-35 registrou alta de 0,32%, a ⁠19.384,70 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 ⁠desvalorizou-se 0,19%, ⁠a ​9.106,84 pontos.

(Reportagem de Tharuniyaa Lakshmi, Purvi Agarwal e Niket Nishant em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.