Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ações europeias recuam após três dias de alta com alta de rendimentos e petróleo

Ações europeias recuam após três dias de alta com alta de rendimentos e petróleo

Reuters

07/10/2026

Placeholder - loading - Bolsa de Frankfurt 2 de outubro de 2026.  REUTERS/Equipe
Bolsa de Frankfurt 2 de outubro de 2026. REUTERS/Equipe

Por Sudeshna Ghoshal e Purvi Agarwal

7 Out (Reuters) - ​As ações europeias fecharam em queda nesta quarta-feira, após três sessões consecutivas de ganhos, depois que os preços mais altos do petróleo e o aumento dos rendimentos dos títulos minaram o apetite por risco.

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou com queda de 1%, devolvendo a maior parte dos ganhos das últimas três sessões. Os bancos sofreram mais uma vez, com recuo de 3,3%.

As ações do setor de tecnologia também recuaram em relação às máximas históricas. A BE Semiconductor Industries ⁠caiu 8,5% ⁠depois que o UBS rebaixou a ​recomendação ‌das ações da fabricante holandesa de equipamentos para chips para “vender”, citando riscos à adoção da técnica de embalagem de chips conhecida como “hybrid bonding”.

“As pessoas estão apostando que os megainvestimentos em IA não vão diminuir e ⁠que as pressões inflacionárias ligadas ao aumento do preço do petróleo ​não vão prejudicar as boas notícias relacionadas ao setor de tecnologia”, disse ​Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.

“Na ‌Europa, onde há ​uma menor ⁠presença de empresas ligadas à IA, os investidores estão adotando uma postura mais cautelosa.”

As ações europeias estão sob pressão, já que a queda no mercado global de ​títulos não dá sinais de desaceleração, com os investidores lidando com preços elevados da energia, pressões inflacionárias persistentes e incertezas quanto às perspectivas para as taxas de juros.

Os rendimentos dos títulos nos EUA e na Europa subiram nesta ​quarta-feira, e os spreads franceses se ampliaram devido a preocupações com a deterioração das finanças do país antes das eleições presidenciais do próximo ano.

O rendimento dos títulos públicos alemães de 10 anos subiu para 3,5279% antes de fechar praticamente inalterado.

O petróleo Brent subiu 0,5%, à medida que os operadores avaliavam possíveis interrupções no abastecimento causadas por uma tempestade que ameaça regiões produtoras de petróleo nos EUA ​e pelos ataques houthis à Arábia Saudita, em contrapartida ao aumento da oferta de ‌petróleo no Oriente Médio.

Em LONDRES, o ⁠índice Financial Times recuou 0,79%, a 10.458,50 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,35%, a 25.104,36 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,22%, a 7.769,21 ⁠pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de ⁠2,51%, a 49.972,25 pontos.

Em MADRI, o ⁠índice Ibex-35 registrou ⁠baixa ​de 1,68%, a 19.118,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,92%, a 9.333,76 pontos.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...