Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ações europeias recuam conforme mercados avaliam postura hawkish do Federal Reserve

Ações europeias recuam conforme mercados avaliam postura hawkish do Federal Reserve

Reuters

18/06/2026

Placeholder - loading - Bolsa de Frankfurt  17 de junho de 2026.  REUTERS/equipe
Bolsa de Frankfurt 17 de junho de 2026. REUTERS/equipe

Por Utkarsh Hathi e Johann M ​Cherian e Shashwat Chauhan

18 Jun (Reuters) - As ações europeias recuaram nesta quinta-feira conforme os investidores elevaram as apostas em um aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve ainda este ano depois que as autoridades adotaram um tom mais 'hawkish', embora a queda nos preços do petróleo tenha levado algum alívio em relação à inflação.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou com queda de 0,3%, interrompendo uma sequência ⁠de ⁠cinco dias de ganhos.

As ações ​do ‌setor de petróleo e gás recuaram 1,5% conforme os preços do petróleo caíram para o nível mais baixo desde o primeiro dia da guerra com o Irã. O ⁠presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um acordo com o ​Irã para encerrar a guerra que tem perturbado o abastecimento ​global de energia.

O pacto provisório levou ‌alívio aos mercados, ​com ⁠as ações dos setores de viagens e lazer, sensíveis aos preços da energia, subindo 0,8% nesta quinta-feira.

Nos EUA, o Fed manteve a ​taxa de juros na quarta-feira, mas nove membros projetaram alta ainda este ano. Em um sinal inicial da influência do novo chair do Fed, Kevin Warsh, o comunicado do banco ​central retirou as orientações sobre movimentos futuros nos juros.

“Transições como essa são inquietantes para os mercados. Acrescente a isso a volatilidade econômica e política, e você terá uma combinação que irá confrontar, confundir e atrapalhar os planos de Warsh de conduzir o Fed à sua terra prometida”, disse Steven Blitz, economista-chefe para os EUA ​da GlobalData.TS Lombard.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,04%, a ‌10.399,70 pontos.

Em FRANKFURT, o índice ⁠DAX subiu 0,37%, a 25.026,80 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,44%, a 8.467,98 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib ⁠teve valorização de 0,18%, a 52.688,22 pontos.

Em ⁠MADRI, o índice Ibex-35 registrou ⁠baixa de 0,09%, ⁠a ​19.404,10 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,55%, a 9.040,40 pontos.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.