Aeroporto de Tóquio terá robôs humoides em operações de solo
Projeto piloto será conduzido pela companhia aérea Japan Airlines a partir de maio
Redação
28/04/2026
A Japan Airlines anunciou que passará a testar a utilização de robôs humanoides em operações de apoio em solo no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, a partir de maio deste ano. O projeto está previsto para durar até 2028 e será conduzido em parceria com a GMO Internet Group, responsável por fornecer as máquinas.
“No futuro, espera-se que esses robôs sejam utilizados em uma ampla gama de tarefas, desde o carregamento de bagagens até a limpeza da cabine e a operação de equipamentos de apoio em solo”, afirma a companhia aérea.
De acordo com a empresa, o setor de aviação enfrenta escassez de mão de obra no país, devido ao aumento do turismo receptivo e da redução da população em idade ativa. A escolha pelos robôs humanoides não é à toa. Esses equipamentos podem ser integrados sem necessidade de adaptações estruturais nas instalações ou nas próprias aeronaves.
A primeira fase do experimento envolve uma análise para a indentificação de áreas nas quais os robôs possam operar com segurança, além de testes simulando ambientes aeroportuários reais.
Redação

