Afeganistão diz que 9 crianças foram mortas em ataques aéreos paquistaneses e promete reagir
Afeganistão diz que 9 crianças foram mortas em ataques aéreos paquistaneses e promete reagir
Reuters
25/11/2025
(Reuters) - O governo Taliban do Afeganistão afirmou na terça-feira que nove crianças e uma mulher foram mortas em ataques aéreos paquistaneses e prometeu reagir, aumentando as tensões entre os vizinhos do sul da Ásia.
O bombardeio noturno relatado por Cabul ocorreu após uma série de ataques no Paquistão que Islamabad atribui a militantes baseados no Afeganistão. O Paquistão não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.
Um cessar-fogo foi mantido nas últimas semanas entre o Afeganistão e o Paquistão após confrontos mortais na fronteira em outubro, embora os dois lados não tenham conseguido chegar a um acordo nas negociações de paz.
O porta-voz do Taliban, Zabihullah Mujahid, disse que Islamabad atacou três províncias do leste que fazem fronteira com o Paquistão, chamando isso de 'violação da soberania do Afeganistão e uma clara violação de todas as normas internacionalmente aceitas pelas autoridades paquistanesas'.
'Defender nosso espaço aéreo, território e povo é nosso direito legítimo', afirmou Mujahid em um comunicado. 'Em um momento apropriado, uma resposta necessária será dada.'
Islamabad afirma que militantes baseados no Afeganistão realizam ataques no Paquistão e que Cabul não respondeu aos repetidos apelos para tomar medidas contra eles. O Taliban nega que seu solo seja usado por militantes paquistaneses.
Na segunda-feira, atentados suicidas mataram três paramilitares em Peshawar, no Paquistão, e as autoridades de segurança afirmaram que enfrentaram os agressores e evitaram maiores baixas.
(Reportagem de Shilpa Jamkhandikar, Mushtaq Ali e Mohammad Yunus Yawar)
Reuters

