Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Agência de alimentos da ONU corta ajuda para 2 milhões de afegãos à medida que fundos se esgotam

Placeholder - loading - Estabelecimento em Cabul  3/9/2023   REUTERS/Ali Khara
Estabelecimento em Cabul 3/9/2023 REUTERS/Ali Khara

Publicada em  

Por Charlotte Greenfield

(Reuters) - O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU teve que cortar os suprimentos de mais 2 milhões de afegãos neste mês e está alertando para um inverno 'catastrófico' caso o financiamento acabe, com poucos alimentos para comunidades remotas, disse a diretora da agência no país.

O corte nas rações ocorre em meio a um alarme crescente sobre a redução da ajuda ao Afeganistão, onde um plano de resposta humanitária da ONU tem apenas cerca de um quarto de financiamento, mesmo depois que o orçamento foi rebaixado diante da escassez de financiamento.

Espera-se que o financiamento do PMA para alimentos e assistência em dinheiro se esgote no final de outubro e a agência teve que cortar continuamente a assistência a 10 milhões de afegãos durante o ano.

O envio de alimentos para áreas que ficarão isoladas no inverno também foi limitado. O PMA disse que, se não houver financiamento, 90% das áreas remotas necessitadas ficarão sem alimentos e, mesmo em locais acessíveis, as pessoas não receberão suprimentos durante o clima rigoroso.

'Essa é a catástrofe que temos que evitar', disse à Reuters a diretora do PMA no Afeganistão, Hsiao-Wei Lee.

Cerca de três quartos da população do Afeganistão precisam de ajuda humanitária, pois o país está saindo de décadas de conflito sob uma administração taliban isolada internacionalmente, que assumiu o controle quando as forças estrangeiras apoiadas pelos Estados Unidos se retiraram em 2021.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. agencia de alimentos da onu …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.