Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Airbus quer quase dobrar lucro até 2029 e lança programa de recompra de ações

Airbus quer quase dobrar lucro até 2029 e lança programa de recompra de ações

Reuters

21/07/2026

Placeholder - loading - Logo da Airbus 20 de junho de 2025 MOHAMMED BADRA/Pool via REUTERS
Logo da Airbus 20 de junho de 2025 MOHAMMED BADRA/Pool via REUTERS

Por Gianluca Lo Nostro

21 Jul (Reuters) - A ​Airbus estabeleceu nesta terça-feira uma meta de lucro operacional ajustado para 2029 na faixa de 12 bilhões a 13 bilhões de euros e anunciou um programa de recompra de ações no valor de 5 bilhões de euros, sinalizando confiança em sua capacidade de elevar lucros enquanto intensifica a produção de aeronaves.

A meta representa quase o dobro dos 7,13 bilhões de euros de lucro ajustado antes de ⁠juros ⁠e impostos gerados em 2025 ​e está ‌bem acima do objetivo para 2026, de 7,5 bilhões de euros. A Airbus é a maior fabricante de aeronaves do mundo.

A companhia busca impulsionar os lucros aumentando as ⁠entregas de aeronaves para atender à forte demanda das companhias ​aéreas, ao mesmo tempo em que supera gradualmente as interrupções ​na cadeia de suprimentos e a ‌escassez de motores ​que têm ⁠restringido a produção em todo o setor aeroespacial.

A Airbus informou que só sua divisão de aeronaves comerciais deve gerar cerca de 10 bilhões ​de euros em lucro operacional em 2029.

Analistas do J.P. Morgan afirmaram no início deste mês que a Airbus provavelmente alcançará esse nível de lucro no negócio de aeronaves comerciais dentro de ​três anos.

A Airbus manteve inalteradas suas projeções para 2026.

CRISE DE MOTORES ATENUADA

“Temos um nível de visibilidade que nunca tivemos antes. Deixamos para trás muitos desafios e limpamos o caminho para seguir em frente, e acreditamos estar em uma boa posição para apresentar uma perspectiva”, disse o presidente-executivo Guillaume Faury aos investidores reunidos em Londres.

Após iniciar ​o ano devagar devido a gargalos na cadeia de suprimentos e ‌nos motores, a Airbus acelerou ⁠as entregas. No acumulado do primeiro semestre, as entregas de aeronaves subiram 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A ⁠fornecedora de motores Pratt & Whitney também sinalizou ⁠na terça-feira que as interrupções ⁠na manutenção, ⁠que ​deixaram centenas de aeronaves em solo, estavam diminuindo.

(Reportagem de Gianluca Lo Nostro)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...