Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Al Gore: China pode surpreender o mundo na cúpula do clima em Glasgow

Placeholder - loading - Ex-vice-presidente dos EUA Al Gore durante entrevista virtual à Reuters 25/08/2020 Reuters TV via REUTERS
Ex-vice-presidente dos EUA Al Gore durante entrevista virtual à Reuters 25/08/2020 Reuters TV via REUTERS

Publicada em  

Por Axel Threlfall e Timothy Gardner

(Reuters) - O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore tem esperanças de que a China e os Estados Unidos deixem de lado as diferenças nas negociações sobre mudanças climáticas durante cúpula da ONU em Glasgow, assim como trabalharam juntos em 2015 para firmar o Acordo de Paris.

Ao falar em uma entrevista transmitida na segunda-feira na conferência Reuters Impact, Gore disse que a China pode surpreender o mundo ao apresentar uma ou ambas de suas metas de atingir o pico das emissões e se tornar neutra em emissões de carbono.

Gore disse que as fricções entre China e os Estados Unidos, os dois maiores emissores de gases do efeito estufa no planeta, precisam ser levadas em conta. Pequim e Washington se confrontaram por conta de abusos aos direitos humanos em Xinjiang e Hong Kong, e também por conta de atividades militares no Mar do Sul da China.

Mas Gore, que foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz em 2007 por seu trabalho para informar o mundo sobre as mudanças climáticas, espera que as tensões entre os dois países sejam aliviadas nas conversas da COP26 da ONU em Glasgow, na Escócia, que começam em 31 de outubro.

'É verdade que no início do ano... não parecia que os astros estavam alinhados', disse. 'Desde então, nós temos visto uma promessa bem vinda do presidente Xi Jinping na Assembleia-Geral da ONU, anunciando que a China irá suspender o financiamento a usinas de carvão no exterior'.

Xi anunciou no mês passado que a China vai parar de construir novas usinas de energia movidas a carvão fora do país, após promessas similares de Japão e Coreia do Sul no início do ano. O enviado especial dos EUA para o Clima, John Kerry, também havia pedido que a China seguisse a medida.

Antes da COP26, líderes empresariais globais e políticos estão participando da conferência Reuters Impact para discutir iniciativas para mitigar as mudanças climáticas e impulsionar o crescimento sustentável.

Gore disse que acredita que Xi possa apresentar alguma das metas estabelecidas no ano passado na Assembleia-Geral da ONU, de que a China chegaria ao pico de emissões antes de 2030 e se tornaria neutra em carbono antes de 2060.

'A China pode surpreender o mundo em Glasgow', disse Gore.

O presidente norte-americano, Joe Biden, prometeu em setembro trabalhar junto do Congresso para dobrar a verba para ajudar os países em desenvolvimento a se adaptarem às mudanças climáticas para 11,4 bilhões por ano até 2024, e Gore disse que isso pode ajudar outros países a aumentarem suas verbas.

Um aumento de verbas pode ajudar a atingir uma meta global estabelecida há mais de uma década, de 100 bilhões de dólares por ano até 2020 para ajudar países vulneráveis às mudanças climáticas -- um prazo que veio e se foi sem que o objetivo fosse alcançado.

(Reportagem de Axel Threlfall, em Londres, e Timothy Gardner, em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. al gore china pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.