Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aliado de Putin, Medvedev cogita avançar sobre fronteira com a Polônia

Placeholder - loading - Dmitry Medvedev discursa na Rússia 29/06/2022 Sputnik/Valentin Yegorshin/Pool via REUTERS
Dmitry Medvedev discursa na Rússia 29/06/2022 Sputnik/Valentin Yegorshin/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Andrew Osborn e Caleb Davis

LONDRES (Reuters) - O ex-presidente da Rússia Dmitry Medvedev disse nesta sexta-feira que a única maneira de Moscou garantir uma paz duradoura com a Ucrânia é reduzir as fronteiras com Estados hostis o máximo possível, mesmo que isso signifique avançar sobre a fronteira com a Polônia, membro da Otan.

Medvedev, que agora é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, fez os comentários em uma mensagem em sua conta no Telegram exatamente no aniversário de um ano da invassão russa à Ucrânia, no que Moscou chamou de 'operação militar especial' para proteger falantes de russo e garantir a sua própria segurança.

A Ucrânia diz que está se defendendo de uma guerra de agressão de estilo colonial não provocada e prometeu retomar todo o seu próprio território pela força, incluindo a Península da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

Medvedev, um aliado do presidente Vladimir Putin, previu nesta sexta-feira que a Rússia sairá vitoriosa e que algum tipo de acordo frouxo encerrará os combates.

'A vitória será alcançada. Todos nós queremos que aconteça o mais rápido possível. E esse dia chegará', disse Medvedev. Ele previu que negociações difíceis com a Ucrânia e o Ocidente se seguirão, culminando em 'algum tipo de acordo'.

Mas ele disse que a resolução carecerá do que chamou de 'acordos fundamentais sobre fronteiras reais' e não equivale a um pacto de segurança europeu abrangente, tornando vital para a Rússia estender suas próprias fronteiras agora.

'É por isso que é tão importante atingir todos os objetivos da operação militar especial. Reduzir ao máximo as fronteiras que ameaçam nosso país, mesmo que seja a fronteira com a Polônia', disse Medvedev.

A Polônia compartilha longas fronteiras orientais com a Ucrânia e com a Bielorrússia, aliada da Rússia, e uma fronteira de cerca de 200 km em seu canto nordeste com o enclave russo de Kaliningrado.

Qualquer invasão nas fronteiras da Polônia colocará a Rússia pela primeira vez em conflito direto com a Otan. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu em um discurso em Varsóvia esta semana defender 'cada centímetro' do território da Otan caso seja atacado.

(Reportagem de Andrew Osborn e Caleb Davis)

((Tradução Redação São Paulo, +55 11 5047-3075)) REUTERS FC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aliado de putin medvedev …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.