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    Alimentos benéficos à saúde mental; Confira

    Profissionais da área da saúde do exterior recomendam comer uma variedade de itens saudáveis

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    De acordo com publicação do jornal norte-americano ''The New York Times’’, há uma série de profissionais que associam boa alimentação a uma mente saudável.

    Para Drew Ramsey, professor assistente de Psiquiatria na Universidade de Columbia, autor de diversos livros que abordam o tema, o consumo das ostras, ricas em vitamina B12, ajuda a reduzir o encolhimento do cérebro. O item ainda possui ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, isso está relacionado com o menor risco de depressão, de acordo com estudos.

     

    Além dos crustáceos, há outros produtos, como os vegetais, que animam Ramsey, médico pioneiro no ramo da psiquiatria nutricional, que tenta aplicar as descobertas da ciência, avaliando o impacto da nutrição no cérebro e na saúde mental. 

     

    É possível que a comida fresca e nutritiva seja uma potente aliada e implique em efeitos positivos, se alinhada às terapias disponíveis.

    Aliás, segundo um estudo, publicado no American Journal of Public Health em 2016, feito com mais de doze mil australianos, os indivíduos que aumentaram a quantidade de porções de frutas e verduras ingeridas disseram estar mais felizes e satisfeitos com sua vida do que quem seguia outro tipo de dieta.

    Lisa Mosconi, diretora do Women’s Brain Initiative no Centro Médico Weill Cornell em Nova York, acredita que não há um modelo alimentar adequado para todos. Mas, recomenda que seus pacientes se atentem, e reduzam a quantidade de itens ultra processados, carnes e lácteos e comam mais pescados, verduras, grãos inteiros, legumes. O conselho visa eliminar o risco de desenvolver doenças degenerativas cerebrais, associadas ao envelhecimento.


    De modo geral, a dica dos dois gabaritados profissionais é comer um ''arco-íris’’. Ou seja, consumir uma ampla gama de frutas e verduras coloridas, como pimentão vermelho, mirtilo, batata-doce, couve e tomate. Os alimentos citados são ricos em fitonutrientes, que auxiliam a diminuir a inflamação danosa em todo o corpo, inclusive no cérebro. E ainda ajudam a incentivar o aumento de novas células cerebrais durante a idade adulta.

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