Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Almodóvar abre Festival de Veneza com homenagem a desaparecidos na ditadura de Franco

Placeholder - loading - Pedro Almodóvar e Penélope Cruz no Festival de Veneza 01/09/2021 REUTERS/Yara Nardi
Pedro Almodóvar e Penélope Cruz no Festival de Veneza 01/09/2021 REUTERS/Yara Nardi

Publicada em  

Por Silvia Aloisi e Hanna Rantala

VENEZA, Itália (Reuters) - O diretor espanhol Pedro Almodóvar lança luz sobre as dezenas de milhares de pessoas que desapareceram durante a guerra civil espanhola e a ditadura de Francisco Franco em seu novo filme, 'Mães Paralelas', que inaugura o Festival Internacional de Cinema de Veneza nesta quarta-feira.

Estrelado por Penélope Cruz, que vive uma das duas mulheres que dão à luz no mesmo hospital de Madri no mesmo dia, o filme é uma reflexão sobre a maternidade e a importância dos laços familiares, mas também analisa um capítulo doloroso da história da Espanha, com o qual o país ainda sofre para fazer as pazes.

Quase 50 anos após a morte do general Francisco Franco, mais de 100 mil vítimas das execuções sumárias realizadas durante a guerra civil de 1936-39 e o governo autoritário que a sucedeu continuam enterradas em covas sem identificação espalhadas por todo o país.

'Quis dar visibilidade a este tópico, e acredito que na Espanha, depois de 85 anos, até saldarmos esta dívida que temos com os desaparecidos, não conseguiremos encerrar o capítulo de nossa história recente', disse Almodóvar a repórteres.

Ele disse que seu país ainda reluta em confrontar seu passado conturbado e polarizador, apesar de algumas medidas tomadas pelo governo nos últimos anos para financiar a localização de covas coletivas e a identificação dos mortos.

Cruz disse que se sente 'a garota mais sortuda do mundo por poder trabalhar com ele durante tantos anos, sete projetos diferentes e tantas personagens diferentes'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. almodovar abre festival de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.