Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Amapá tinha até domingo 89% da carga média de energia restabelecida, diz ministério

Placeholder - loading - Linha de transmissão. REUTERS/Pascal Rossignol
Linha de transmissão. REUTERS/Pascal Rossignol

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Amapá tinha até domingo 89% da carga média de energia restabelecida, informou o Ministério de Minas e Energia na véspera, citando que todos os alimentadores estavam energizados, sem necessidade de aplicação do rodízio pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Em nota, o ministério disse ainda que no domingo foram identificadas algumas dificuldades relacionadas à logística e ao clima para a instalação dos geradores, e que a expectativa era de que até esta segunda-feira estivessem operacionais 34 MW de geração térmica.

O ministério disse ainda que a instalação de um segundo transformador na Subestação Macapá havia sido concluída no domingo, assim como a preparação para o recebimento do óleo.

Havia sido também iniciado o enchimento do transformador, cujo óleo já está em processo de tratamento. O ministério estima que a energização do equipamento seja feita até a próxima quinta-feira.

O Estado ainda sofre as consequências de um blecaute iniciado no dia 3 de novembro, quando transformadores pegaram fogo na substação de energia.

Na última sexta-feira, o presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), Italo Fioravanti Sabo Mendes, suspendeu liminar que determinava o afastamento temporário de diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional de Saúde (ONS) por conta do apagão.

O TRF-1 também derrubou outra decisão que dava prazo de mais sete dias para o restabelecimento total da energia no Estado, determinando ainda que a União concedesse o pagamento de 1.200 reais às famílias carentes atingidas pelo blecaute.

No final de semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que assinará Medida Provisória compensatória a todos que foram prejudicados no Amapá pela crise energética.

A MP deve isentar todos os consumidores do Amapá do pagamento de energia elétrica nos últimos 30 dias.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. amapa tinha ate domingo 89 da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.