Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ameaça da mudança climática paira sobre futuro dos esportes de inverno

Placeholder - loading - Vista de pista de esqui fechada por falta de neve no resort de Hautacam, no sudoeste da França 20/02/2024 REUTERS/Stephane Mahe
Vista de pista de esqui fechada por falta de neve no resort de Hautacam, no sudoeste da França 20/02/2024 REUTERS/Stephane Mahe

Publicada em  

Por Diana Mandia e Alessandro Parodi e Tristan Veyet

GDANSK (Reuters) - Pietro Casartelli começou a praticar esqui alpino aos dois anos de idade com o sonho de se tornar um atleta profissional e competir na Copa do Mundo desse esporte.

Agora com 18 anos, o italiano diz que a mudança climática está tornando seus objetivos mais difíceis e muito mais caros de serem alcançados.

O aquecimento dos sistemas climáticos e uma temporada mais curta para os esportes de inverno estão ameaçando essas modalidades e testando a determinação de profissionais e amadores.

'Se continuarmos a ter temporadas como esta, teremos que parar', disse Josiane Sempe, proprietária de uma loja de aluguel de esqui no resort Hautacam, na fronteira da França com a Espanha, nos Pirineus. 'Acho que este ano está comprometido.'

Casartelli se inscreveu no ano passado para um campo de treinamento no Chile, onde o inverno do hemisfério sul proporciona neve nas montanhas dos Andes, um dos poucos destinos disponíveis para os atletas treinarem durante os meses mais quentes da Europa, já que o calor recorde afeta até mesmo as geleiras mais altas do continente.

'Temos que nos contentar, mesmo que nem sempre possamos treinar em nosso melhor nível', disse ele à Reuters quando voltava de uma competição no centro da Itália.

Sua viagem ao Chile foi cancelada porque poucos participantes tinham condições de pagar. Simona Novara, porta-voz do Sestriere Ski Club, que Casartelli representa, disse que o treinamento de um mês pode custar até 8.000 euros por atleta.

A mudança climática está tornando o esqui alpino um esporte de elite na Europa, pois os locais de treinamento de inverno estão diminuindo em número, enquanto as pistas de verão de alta altitude quase desapareceram, disse Novara.

Uma pesquisa da União Internacional de Biatlo (IBU) mostra que cerca de 60% dos atletas do esporte que combina esqui e tiro sentiram o impacto da mudança climática, afetando as condições de treinamento e competição.

A IBU disse à Reuters que a capacidade técnica de produção de neve é um requisito para que qualquer local de biatlo de alto nível licenciado pela IBU possa realizar eventos mesmo em temperaturas mais quentes, como os do campeonato mundial de 2024 em Nove Mesto, na República Tcheca.

Em Chamonix, na França, uma vitória histórica de Daniel Yule, da Suíça, na Copa do Mundo masculina de slalom foi ajudada pelo derretimento da neve, disse o climatologista Mark Maslin.

As anomalias climáticas relacionadas à mudança climática também estão se tornando comuns e forçando o cancelamento de eventos, sendo que o clima imprevisível é um desafio ainda maior para os esportes de inverno do que o aumento das temperaturas, disse Susanna Sieff, diretora de sustentabilidade da Federação Internacional de Esqui (FIS).

'As tempestades do século estão sendo vistas agora a cada quatro ou cinco anos', disse ela.

QUEDA DE NEVE RECORDE

A FIS teve que cancelar duas corridas de esqui na Alemanha e na França este mês, enquanto a Copa do Mundo de Snowboard enfrentou uma enorme tempestade em Mammoth, Califórnia, que trouxe uma queda de neve recorde.

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 em Cortina-Milão, aumentam as preocupações de que a mudança climática ameaçará a competição.

'Em meados do século, restarão praticamente apenas 10 a 12 Comitês Olímpicos Nacionais que poderão sediar esses eventos de neve', disse o site do Comitê Olímpico Internacional (COI), citando o presidente Thomas Bach, em outubro.

O resort de Hautacam tem cerca de 20 pistas e, em janeiro, mudou sua marca para 'Hautacam Plage' nos canais de mídia social, mostrando espreguiçadeiras e churrascos em vez de pistas brancas e chocolate quente.

'Será que essa se tornará a única receita para nosso resort no inverno? Não sei, é uma pergunta difícil de responder', disse Marie-Florentine Hulin, gerente de comunicação e marketing do resort.

O escritório de auditoria pública da França alertou este mês que o modelo econômico dos resorts de esqui do país está se esgotando diante das mudanças climáticas e que a maioria dos resorts provavelmente seria afetada até 2050, sendo as áreas ao sul dos Alpes as mais atingidas.

'É provável que a situação da neve piore. Portanto, é melhor nos adaptarmos a isso e encontrarmos outras atividades na natureza, como ciclismo ou caminhadas', disse Stephane Remy, hóspede do Hautacam.

(Reportagem de Diana Mandiá, Alessandro Parodi e Tristan Veyet. Reportagem adicional de Stephane Mahee, em Hautacam)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ameaca da mudanca climatica …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.