Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Andrea Bocelli é o Artista da Semana

O tenor gravou nove óperas completas além de álbuns clássicos e populares

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Andrea Bocelli é o Artista da Semana"

Publicada em  

Andrea Bocelli, nascido na cidade de Lajatico, na Itália, é um dos maiores tenores do mundo da música. Vencedor de cinco BRIT Awards e três Grammys, gravou nove óperas completas, além de álbuns clássicos e populares, tendo vendido mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo.

Aos seis anos de idade, iniciou aulas de piano e depois de flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria. Andrea Bocelli nasceu com glaucoma congênito que o deixou parcialmente cego.Com doze anos, durante uma partida de futebol levou um golpe na cabeça que fez com que sua cegueira fosse total.


Em sua infância, Andrea tocava órgão na igreja e aos doze anos de idade venceu o prêmio Margherita d'Oro, em Viareggio, com a canção "O Sole Mio", constituindo sua primeira vitória numa competição musical. Depois de trabalhar por um ano como advogado (ele obteve um doutorado em direito na Universidade de Pisa), Andrea teve aulas de canto do maestro Luciano Bettarini, dedicando-se à música em tempo integral.


Em 1992, o astro do rock italiano Zucchero Fornaciari testou Andrea enquanto procurava por tenores para fazer um dueto com ele na canção "Miserere"; quando ouviu a gravação, o tenor Luciano Pavarotti implorou a Zucchero para usar Andrea em vez dele mesmo. Enfim, a música foi gravada com Pavarotti, mas Andrea Bocelli acompanhou Zucchero em sua gira europeia.


Em 1994, Andrea apresentou-se no Festival de San Remo (Festival da canção italiana), ganhando o evento com a canção "Il mare calmo della sera", o que levou ao seu primeiro disco de ouro. No mesmo ano, estreou na ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, com o papel de Macduff, cantou no concerto beneficente de Pavarotti em Modena e apresentou-se para o Papa João Paulo II no Natal.


Em 1995, sua canção "Con te partirò" ficou em quarto lugar no Festival de San Remo. Como vencedor do Festival de Sanremo, Bocelli foi convidado a retornar no ano seguinte. Competindo com "Con te partirò", o tenor ficou em quarto lugar. A canção foi incluída em seu segundo álbum de estúdio Bocelli, produzido por Mauro Malavasi e lançado em novembro de 1995. Na Bélgica, "Con te partirò" tornou-se o single mais vendido de todos os tempos e tornou-se a sua canção assinatura, que nunca pode faltar em shows.


Seu terceiro álbum, Viaggio Italiano, foi lançado na Itália em 1996. Bocelli foi convidado para um dueto com a soprano inglesa Sarah Brightman a canção "Con te partirò" na última partida do boxeador Henry Maske.


Bocelli estreou nas gravações de ópera em 1998, quando interpretou Rodolfo numa produção de La bohème em Cagliari. Seu quinto álbum, Aria: The Opera Album, foi lançado em março do mesmo ano. Em 19 de abril, fez sua estreia em solo estadunidense com um concerto no John F. Kennedy Center, em Washington, D.C., seguido de uma recepção na Casa Branca pelo Presidente Bill Clinton.

No 56º Globo de Ouro, a canção "The Prayer" venceu o prêmio na categoria Melhor Canção Original. No Grammy Awards, Bocelli foi indicado na categoria Best New Artist ("Artista Revelação"), porém a cantora estadunidense Lauryn Hill venceu a disputa.[19] Bocelli e Dion realizaram uma performance da canção durante a cerimônia.[20] A canção também foi indicada ao Óscar de Melhor Canção Original.

Em 2018, lançou o disco Si, primeiro de inéditos em 14 anos – 16 novas canções que celebram o amor, a família, a fé e a esperança. Ed Sheeran, Dua Lipa, Josh Groban e Aida Garifullina são os convidados de Andrea Bocelli no material.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. andrea bocelli e o artista da

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.