Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aniversariante do dia: Moby completa 58 anos

Saiba mais sobre sua trajetória

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

Richard Melville Hall, também conhecido como Moby, nasceu em Nova York há exatos 58 anos. Com muito talento e também humildade, o compositor é uma das mentes brilhantes por trás da fusão da música eletrônica com o rock. Em sua homenagem, a Antena 1 relembra os principais momentos da sua carreira. Confira!

Imagem de conteúdo da notícia "Aniversariante do dia: Moby completa 58 anos" #1
Toque para aumentar

Seu nome artístico o acompanha desde a infância. O apelido “Moby” surgiu pouco tempo depois que nasceu, e faz referência ao escritor Herman Melville, autor de Moby Dick, que faz parte da sua família. Ainda pequeno, Richard aprendeu a tocar piano e violão com a sua mãe. Aos 14 anos, já participava da sua primeira banda.

Mas foi em 1991 que despontou para o mundo. Através do single “Go”, chegou ao Top 10 do Reino Unido e dos Países Baixos. O sucesso abriu caminho para o lançamento do seu álbum de estreia no ano seguinte.



Na época, Moby desenvolveu uma relação complicada com o álcool e as drogas. Sua mãe faleceu em 98, e o artista não conseguiu lidar com a sua realidade. No documentário “Moby Doc”, de 2021, revelou que tinha tudo, mas nunca havia se sentido tão deprimido.

O abuso de substâncias foi o grande catalisador do seu novo estilo de vida. Atualmente, está sóbrio há mais de dez anos, e é um dos grandes nomes de ativismo em prol do veganismo. Moby trocou as baladas por noites cercado de amigos e de sono cedo. Ainda assim, reconhece que a música salvou sua vida.

Além de artista, ele também é fotógrafo e empreendedor. Em 2015, abriu seu próprio restaurante de comida sem origem animal em Los Angeles. Quanto à fotografia, é apaixonado pelas máquinas desde pequeno, e se inspira em um tio que trabalhava no The New York Times.

No decorrer da sua carreira, Moby vendeu mais de 20 milhões de cópias de álbuns. Já trabalhou com pessoas como David Bowie (de quem era vizinho em Manhattan), Britney Spears e Metallica. E com razão: o músico foi uma das pessoas essenciais para o avanço e a popularização de música eletrônica atual. Parabéns, Moby!

Veja também:

A CARREIRA SOLO DE AGNETHA FÄLTSKOG, DO ABBA

ARTISTA DA SEMANA: FREYA RIDINGS É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Imagem de conteúdo da notícia "Aniversariante do dia: Moby completa 58 anos" #2
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aniversariante do dia moby …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.