Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    Aniversário de Christian Dior: confira sua história e legado

    Saiba mais sobre a icônica grife de luxo, seu estilista e suas musas ao longo das décadas

    Placeholder - loading - PHOTOSHOOT
    PHOTOSHOOT

    Publicada em  

    Hoje seria o aniversário do aclamado Christian Dior, um dos mais famosos estilistas e perfumistas franceses e fundador da icônica Dior, grife de luxo conhecida desde a década de 1940 por suas peças inovadoras no universo da moda feminina.

    Christian Dior junto de modelos após um desfile em Londres
    Toque para aumentar

    Christian Dior junto de modelos após um desfile em Londres

    É improvável que você nunca tenha admirado uma peça da etiqueta, responsável por vestidos inesquecíveis desfilados em tapetes vermelhos ou pela eterna Grace Kelly - grande atriz de Hollywood nos anos 1950 e Princesa de Mônaco - , dona da extensa coleção de mais de 85 roupas assinadas pela Dior.

    Grace Kelly vestindo o vestido Caracas, da Dior (da esquerda para a direita: Alfred Hitchcock, Grace Kelly e James Stewart)
    Toque para aumentar

    Grace Kelly vestindo o vestido Caracas, da Dior (da esquerda para a direita: Alfred Hitchcock, Grace Kelly e James Stewart)

    Por ter marcado a história da moda, a Antena 1 decidiu homenagear Christian Dior, cujas criações influenciam estilistas até os dias de hoje.

    Christian Dior e a fundação da Dior

    Nascido no norte da França, Christian Dior sempre teve muito apreço pelas artes, considerando tornar-se um artista plástico, arquiteto e até mesmo abrindo uma galeria de arte - onde expôs obras de artistas renomados, como Picasso.

    Christian Dior
    Toque para aumentar

    Com seu notável talento para o desenho de croquis, Dior tornou-se conhecido por seus traços precisos e detalhados e visão inovadora da moda feminina nos tempos da 2ª Guerra Mundial.

    Assim, em 1946 - após trabalhar para outros estilistas, vender inúmeros desenhos e ser convidado a criar para outras etiquetas - abriu sua própria maison no número 30 da Avenida Montaigne, em Paris: Dior.

    Com ajuda financeira do famoso empresário francês, Marcel Boussac, a marca iniciou sua jornada na história com capital inicial de 6 milhões de francos e 80 trabalhadores. Cerca de 7 anos depois, a grife já ocupava 5 imóveis, possuía 28 ateliês e tinha mais de mil empregados.

    Primeira loja da Dior
    Toque para aumentar

    Mas o que havia de tão especial no talento de Dior? Ele deu à França o “New Look” (Novo Look em português)!

    Em janeiro de 1947, a jovem casa lançou sua primeira coleção, dona das revolucionárias saias na altura meia-panturrilha. Originalmente, a linha foi nomeada de “Corolle”, mas ficou eternizada como “New Look” após Carmel Snow, editora chefe da Harper 's Bazaar na época, exclamar "It 's such a new look!" ( “É um look tão novo”, em português) , após vê-la.

    Dior "New Look" 1947
    Toque para aumentar

    Introduzindo um ar de glamour e jovialidade à alta-costura francesa, a primeira coleção de Dior maravilhou a todos com o design de cintura ajustada seguida por uma saia cheia e mais curta do que o usual no final da década de 1940.

    As peças, que enfatizavam o busto e os quadris, influenciaram diversos outros estilistas e recolocaram Paris no pódio como “Capital da Moda”. Deste momento em diante, Dior nunca mais seria esquecido como o grande estilista e fundador da marca que até os dias de hoje é sinônimo de luxo e elegância.

    Dior após Christian Dior

    A morte de Christian Dior, em 1957, colocou em risco a continuidade da grife, que, para garantir sua sobrevivência, nomeou o então jovem de 21 anos, Yves Saint-Laurent, ao cargo de Diretor Artístico - o estilista já trabalhava sob a etiqueta desde 1955, após ter sido escolhido para atuar como Assistente pelo próprio fundador.

    Yves Saint Laurent para a Dior
    Toque para aumentar

    Yves Saint Laurent para a Dior

    Após a saída do estilista francês, o designer Marc Bohan ocupou seu lugar no fim da década de 1960, restabelecendo o conservadorismo que Laurent havia retirado das coleções e, segundo a mídia, salvando a Dior.

    Marc Bohan para a Dior
    Toque para aumentar

    Marc Bohan para a Dior

    Algumas musas de Dior

    • Eva Perón, primeira-dama da Argentina, foi uma das grandes musas de Dior. "Na casa dele [Christian Dior], em Paris, tinha um manequim com as medidas exatas de Eva. Dessa forma, trabalhavam e enviavam a roupa à Argentina", declarou Marcela Gené, curadora do museu em homenagem à Evita, em Buenos Aires.
    Eva Perón vestindo Dior no Teatro Colón, em 1949
    Toque para aumentar

    Eva Perón vestindo Dior no Teatro Colón, em 1949

    • Em 1950, a atriz e cantora alemã, Marlene Dietrich, estrelou em “Pavor nos Bastidores”, filme de Hitchcock. A artista, apaixonada pelas peças de Dior, insistiu para que ele fosse seu designer exclusivo para o longa.
    Marlene Dietrich vestindo Dior em “Pavor nos Bastidores”
    Toque para aumentar
    • Dior vestiu a Princesa Margaret, do Reino Unido, para a celebração de seu aniversário de 21 anos, em 1951.
    Princesa Margaret em Dior
    Toque para aumentar

    O design leve e luxuoso do vestido surpreendeu a todos, e sua beleza pode ser admirada até os dias de hoje na exposição Christian Dior: Designer of Dreams:

    Vestido de Princesa Margaret

    • Grace Kelly, Princesa de Mônaco, é uma das principais personalidades a vestir Dior. Com mais de 85 vestidos da grife, a coleção da atriz de Hollywood tornou-se uma exibição da marca - segundo a curadora, um terço do arquivo de looks da monarca era assinado pela etiqueta.
    Grace Kelly usando Dior em seu baile de noivado com o Príncipe Rainier III
    Toque para aumentar

    Grace Kelly usando Dior em seu baile de noivado com o Príncipe Rainier III

    A devoção da Princesa à marca evidencia não apenas seu gosto pessoal, como a proximidade entre Kelly e Marc Bohan, terceiro diretor criativo da Dior.

    Grace Kelly e Marc Bohan
    Toque para aumentar

    Grace Kelly e Marc Bohan

    Até sua morte, em 1982, a atriz foi extremamente fiel à etiqueta, sendo fotografada inúmeras vezes usando suas peças.

    Grace Kelly vestindo Dior
    Toque para aumentar

    Grace Kelly vestindo Dior

    Veja também

    Antena 1: conheça o novo aplicativo

    The Weeknd quebra novo recorde nas paradas Billboard

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    Hoje, 16 de maio, a superestrela pop global Dua Lipa anunciou que fará uma apresentação única no Brasil. A Future Nostalgia Tour 2022, visitará São Paulo no dia 8 de setembro deste ano no Distrito Anhembi, como divulgação do álbum homônimo e vencedor do Grammy.

    A turnê pela América Latina também terá apresentações em Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Cidade do México e Monterrey, lista completa das datas da turnê abaixo.

    A pré-venda será entre os dias 17 e 18 de maio, a partir das 10h. Já para o público geral, a venda começa no dia 19 de maio, nos mesmos canais e horários. Os ingressos estarão disponíveis online e na bilheteria oficial física no Pacaembu.

    “Estou tão emocionada de fazer uma turnê novamente e ver meus anjos pessoalmente! Que incrível podermos todos dançar e comemorar juntos mais uma vez”, diz Dua. “Quando eu estava escrevendo ‘Future Nostalgia', imaginei as músicas sendo tocadas em clubes nas noites com seus amigos. Estou tão animada que esse sonho está finalmente se tornando realidade. Mal posso esperar para vivenciar essas músicas ao vivo com vocês!”, afirma a cantora.

    Essa será a primeira vez que Dua conecta sua visão ao vivo para este álbum, com a Billboard a chamando de “exatamente o tipo de show de retorno ao mundo real que os fãs de pop anseiam”. Anteriormente, a superestrela foi capaz de se apresentar para o público durante Studio 2051 - sua live que bateu recordes de transmissão ao vivo, com mais de 5 milhões de espectadores.

    Dua está atualmente fazendo turnê pela Europa, sendo esta sua primeira turnê mundial desde seu segundo álbum, intitulado "Future Nostalgia" ganhou disco de platina.



    Saiba mais sobre Future Nostalgia

    "Future Nostalgia" é o álbum mais antigo no top 10 de uma artista feminina na Billboard 200 deste ano e foi o álbum mais transmitido de 2020 nas plataformas online. O disco chegou nas listas de "Best Of" do final de 2021 da Rolling Stone, Billboard e Pitchfork. Além disso, a produção também gerou vários singles de sucesso, incluindo as faixas "Break My Heart" e "Levitating", que ainda estão no topo das paradas.

    Future Nostalgia agora tem mais de 7 bilhões de streams em todas as plataformas do mundo todo. Depois de receber 6 indicações ao Grammy 2021, incluindo Gravação, Canção e Álbum do Ano, ela agora é três vezes vencedora do Grammy, tendo recebido prêmios de Melhor Álbum Vocal Pop este ano e de Melhor Artista Novo e Melhor Gravação de Dança em 2019.

    Além de quebrar recordes de rádio, Dua também é uma força dominante nas plataformas de streaming, liderando a parada de artistas como a artista feminina mais transmitida no aplicativo e atualmente é a quarta maior artista geral, com mais de 65 milhões de ouvintes mensais.

    Veja a lista completa de datas da turnê na América Latina:

    9 H
    1. Home
    2. noticias
    3. aniversario de christian dior …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.