Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa aprova fabricação de insumo de vacina da AstraZeneca pela Fiocruz

Placeholder - loading - Profissional da Fiocruz segura dose da vacina Oxord/AstraZeneca envasada na fundação no Rio de Janeiro 23/01/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
Profissional da Fiocruz segura dose da vacina Oxord/AstraZeneca envasada na fundação no Rio de Janeiro 23/01/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira o insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abrindo caminho para a produção completa da vacina no Brasil sem a necessidade de importação.

'Para essa decisão, a Anvisa avaliou os estudos de comparabilidade. Estes estudos demonstram que, ao ser fabricada no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada' informou a agência em nota.

A partir de agora, a Fiocruz poderá preparar todo o imunizante no país.

A vacina da AstraZeneca vinha sendo envasada no Brasil desde o início de 2021, mas com IFA importado da China. O acordo entre a fundação e a AstraZeneca previa a transferência de tecnologia para fabricação total no Brasil, mas o processo atrasou.

A previsão inicial era de que a Fiocruz estaria produzindo e distribuindo no Brasil as vacinas nacionais em agosto de 2021. Depois, em outubro.

Segundo a Fiocruz, houve um atraso na assinatura do contrato de transferência de tecnologia porque foi dada prioridade primeiro ao registro emergencial e depois ao registro definitivo da vacina na Anvisa. O contrato final de transferência foi assinado em junho.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa aprova fabricacao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.