Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa aprova importação de doses adicionais de vacina da AstraZeneca contra Covid-19 pela Fiocruz

Placeholder - loading - Homem recebe dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra o coronavirus, em Manaus 29/01/2021 REUTERS/Bruno Kelly
Homem recebe dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra o coronavirus, em Manaus 29/01/2021 REUTERS/Bruno Kelly

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira a importação de um lote adicional de doses da vacina da AstraZeneca-Oxford que estão sendo produzidas pelo Instituto Serum da Índia, a partir de uma solicitação feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Essa é a mesma vacina que no dia 17 de janeiro a Anvisa autorizou seu uso emergencial no país e que já está sendo aplicada na população brasileira.

'A aprovação se deu de forma célere, visando a manutenção do fornecimento de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações – PNI/MS e a continuidade da vacinação dos grupos prioritários, em todo o país. O pedido entrou na Anvisa dia 10/02 e foi concedido dia 12/02', informou a agência.

No primeiro lote, foram autorizados dois milhões de doses da vacina AstraZeneca-Oxford. A agência não informou o quantitativo de vacinas para esse lote adicional.

Já a Fiocruz informou, em um comunicado também nesta sexta que não cita a decisão da Anvisa, que está em negociação com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum para a compra de mais dois milhões de doses.

'A iniciativa é parte de uma estratégia paralela à produção de vacinas a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), com o objetivo de contribuir com o fornecimento de vacinas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) frente ao quadro sanitário do país. Não há confirmação de data para a chegada dessas vacinas', informou.

Até o momento, foram autorizadas o uso emergencial das vacinas AstraZeneca e CoronaVac no país. A Fiocruz também já pediu registro de uso definitivo do imunizante da AstraZeneca na Anvisa, mas ainda não houve uma decisão do órgão.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa aprova importacao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.