Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Apoio a reconhecimento indígena aumenta na Austrália com votação em andamento

Placeholder - loading - Representação de bandeira aborígene da Austrália em janela em Sydney 19/01/2021 REUTERS/Loren Elliott
Representação de bandeira aborígene da Austrália em janela em Sydney 19/01/2021 REUTERS/Loren Elliott

Publicada em  

Por Lewis Jackson

SYDNEY (Reuters) - O apoio a uma proposta de emenda à Constituição na Austrália para consagrar o reconhecimento dos povos indígenas aumentou, de acordo com uma pesquisa publicada nesta terça-feira, embora a maioria dos eleitores pretenda rejeitar a mudança em um referendo que está em andamento.

A votação antecipada sobre o reconhecimento dos indígenas australianos na Constituição e a criação de uma 'Voz ao Parlamento' para dar a eles um meio de aconselhar o governo sobre questões que afetam os australianos das Primeiras Nações começou na segunda-feira.

A última pesquisa do Guardian Essential mostrou que o apoio ao 'sim' aumentou dois pontos percentuais para 43% nas últimas duas semanas, enquanto o apoio ao 'não' caiu dois pontos percentuais para 49%. As mudanças estão dentro da margem de erro de três pontos da pesquisa.

A votação sobre o primeiro referendo realizado na Austrália desde a rejeição, em 1999, de uma proposta para o país se tornar uma República se encerra em 14 de outubro.

Os defensores da medida argumentam que ela traria progresso para a comunidade aborígine e das Ilhas do Estreito de Torres, enquanto os oponentes afirmam que causaria divisão.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, que apresentou o referendo, disse que as pessoas tendem a apoiar a reforma quando entendem seus detalhes.

'Francamente, é um pedido bastante humilde', disse Albanese na rádio Triple M Hobart, no Estado da Tasmânia.

'Eles não estão pedindo o direito de veto ou o direito de financiar programas ou algo do gênero. Estão apenas dizendo 'queremos ser ouvidos'.'

Ao contrário da Nova Zelândia e do Canadá, a Austrália não tem nenhum tratado com seus povos indígenas, que representam cerca de 3,2% de sua população de 26 milhões de habitantes. Os grupos indígenas foram marginalizados pelos governantes coloniais britânicos e não são mencionados na Constituição de 122 anos.

Apesar da defesa de estrelas do esporte e de celebridades, o apoio à proposta tem caído nos últimos meses, com os entrevistados em uma pesquisa na semana passada dizendo que a votação desviou a atenção de questões como custo de vida e moradia.

Para ser aprovada, a proposta deve obter a maioria dos votos em todo o país e em pelo menos quatro dos seis Estados.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. apoio a reconhecimento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.