Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aquisição de Albacora é foco da PetroRio, que vê potencial no pré-sal do campo

Placeholder - loading - Funcionário segura amostra de petróleo. 11/03/2019  REUTERS/Vasily Fedosenko
Funcionário segura amostra de petróleo. 11/03/2019 REUTERS/Vasily Fedosenko

Publicada em  

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A PetroRio continua negociando a compra do campo Albacora com a Petrobras e tenta chegar a um 'denominador comum' sobre os preços do ativo, que é vizinho ao recém-adquirido campo Albacora Leste, disse à Reuters o CEO da companhia, Roberto Monteiro.

Segundo o executivo, as conversas sobre Albacora estão demorando mais porque os testes de longa duração que estão sendo realizados indicaram que os reservatórios localizados no pré-sal do campo são maiores do que o antecipado.

Com isso, a Petrobras pediu para que a PetroRio revisasse sua proposta econômica, disse Monteiro.

'Esse é o principal ponto, do ponto de vista contratual hoje tem poucas coisas pendentes, mas tem a questão de valor, que ainda não chegamos lá, ainda estamos conversando com Petrobras e tentando chegar a um denominador comum', afirmou.

Ele disse que não há como prever um prazo para a conclusão do processo.

Ainda segundo Monteiro, outras aquisições podem voltar à pauta da companhia no futuro, mas o foco agora está no ativo de Albacora.

A Petrobras anunciou na quarta-feira que fechou acordo com a PetroRio para venda do campo Albacora Leste, localizado na Bacia de Campos, pelo valor de 2,2 bilhões de dólares.

O valor total do negócio de Albacora Leste inclui 292,7 milhões de dólares a serem pagos na data de celebração do contrato, 1,66 bilhão de dólares no fechamento da transação e até 250 milhões de dólares em pagamentos contingentes, a depender das cotações futuras do petróleo Brent.

Monteiro afirma que o pagamento contingente é uma ferramenta oportuna nas negociações para compra de ativos em meio ao cenário desafiador do preço do petróleo, que disparou nos últimos meses com a guerra na Ucrânia.

'Esse tipo de mecanismo ajuda a atenuar essa diferença muito grande que fica entre comprador e vendedor... Isso estamos usando no Albacora (em negociação)'.

A aquisição de Albacora Leste será financiada, em sua maior parte, com o caixa da companhia, que é de 1,4 bilhão de dólares. Pelos termos fechados com a Petrobras, a companhia ficará com 90% do campo, enquanto a Repsol Sinopec Brasil terá os outros 10% de participação.

Com o novo ativo, a PetroRio afirma que praticamente dobrará de tamanho, tanto em produção, quanto em receita e Ebitda. O campo agregará mais 27 mil barris por dia à produção atual da companhia, que é de 34 mil barris por dia.

Segundo Monteiro, com Albacora Leste e outros investimentos em andamento, a PetroRio fica bem próxima de seu objetivo de alcançar 100 mil barris por dia no futuro.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aquisicao de albacora e foco …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.